Em comemoração ao 1° ano do blog Vivendo a Vida decidi abrir uma vertical do Erasmo, maravilhoso vinho chileno da região do Maule, contendo todas as safras produzidas até hoje. Os vinhos estavam na minha adega esperando por este momento. Convidei amigos próximos que contribuem para o funcionamento do blog, dando sugestão, colocando vinhos para prova e incentivando. Gostaria de agradecer a todos que não estavam lá, que neste primeiro ano do Blog deram a maior força, visitando, comentando e mandando idéias. Esta vertical é um brinde a todos vocês.

O restaurante escolhido foi o Suá, que tem excelente estrutura, dando todo suporte para uma degustação como essa que demandava de muitas taças e um atendimento permanente e personalizado. Tudo correu de forma agradável, facilitando a prova dos belos vinhos.

A organização do cardápio ficou a cargo do confrade Welington Andrade, que tem muita experiência em degustações como esta.

Para abrir a degustação foi servido o Laberinto 2007, vinho que saiu no guia descorchados com o melhor Sauvignon Blanc 2010, com 94 pontos, um projeto de Rafael Tirado, que postarei em separado.

Erasmo 2001 – Chile – Maule – 60% Cabernet Sauvignon, 10% Cabernet Franc e 30% Merlot – ST(91) – 190,00

Foi o destaque da noite, se apresentou com visual um pouco evoluído, aromas complexos que variaram entre cedro, frutas vermelhas, torrefação e leve tabaco. Na boca mostrou uma característica que se destacou entre todas as safras, um acidez excelente, álcool integrado, taninos evoluídos e uma boa persistência.

Erasmo 2002 – Chile – Maule – 60% Cabernet Sauvignon, 10% Cabernet Franc e 30% Merlot – 14,4% -ST(88) – 160,00

Visual escuro impenetrável, aroma único no painel mostrando esmalte, verniz e cedro. Na boca estava potente, equilibrado, acidez muito boa e persistência longa.

Erasmo 2003 – Chile – Maule – 60% Cabernet Sauvignon, 10% Cabernet Franc e 30% Merlot – 13,6% – ST(86) – 120,00

Visual vermelho rubi, aroma fechado no inicio, abrindo após uma hora aroma floral e um leve anis. Na boca taninos doces, equilibrado, acidez boa e persistência média.

Erasmo 2004 – Chile – Maule – 60% Cabernet Sauvignon, 10% Cabernet Franc e 30% Merlot – 14,1% – ST(92) – 99,00

Este não teve um consenso alguns gostaram outros não, no meu caso gostei bastante, achei bem complexo nos aromas dando até um mineral. Na boca estava gordo, agradável, potente e uma ótima companhia para os pratos.

Erasmo 2005 – Chile – Maule – 60% Cabernet Sauvignon, 10% Cabernet Franc e 30% Merlot – 14,1% – ST(90+) – 99,00

Bastante agradável, visual vermelho rubi, aromas de frutas vermelhas e especiarias, com belo corpo, elegante, taninos aveludados, acidez excelente e uma persistência longa, vai evoluir muito bem.

Erasmo 2006 – Chile – Maule – 60% Cabernet Sauvignon, 10% Cabernet Franc e 30% Merlot – ST(91+) – 99,00

Logicamente primário, mais com grande qualidade de evolução, foi considerado a melhor mescla do Chile, como se não bastasse foi eleito também o segundo melhor vinho da América Latina, Guia Descorchados 2010. Visual vermelho rubi, aromas lácteos e de frutas vermelhas, com boca macia e encantadora, acidez boa, álcool não aparente, resumindo todas as qualidades de um grande vinho com futuro pleno pela frente.

Vinhos totalmente gastronômicos…….

Salada Oriental de camarões – Laberinto S.B 2007

Nhoque de ragú de carne ao molho de vinho e ervas

Risoto 7 grãos

Taça asa dos anjos

Planeta Moscato di Noto – Gorgonzola

Obrigado a todos

que estiveram comigo neste primeiro ano !!!