Foi divulgado nesta quarta-feira (7), o resultado do concurso Top Ten, da Expovinis 2017, que indica os melhores vinhos do evento em dez categorias: Espumantes nacionais, Espumantes Importados, Brancos Nacionais, Brancos Importados, Rosados, Tintos Nacionais, Tintos Novo Mundo, Tintos Velho Mundo I (Portugal e Espanha), Tintos Velho Mundo II (Itália, França e outros) e Fortificados e Doces.

Os rótulos foram eleitos por uma comissão julgadora formada por importantes profissionais do mundo do vinho. Liderado por Jorge Lucki, consultor e crítico, o júri esteve reunido durante dois dias para definir a seleção final.

O ExpoVinis é a única feira de vinhos realizada no Brasil e que integra o calendário mundial de eventos dedicados aos tintos, brancos, rosés e espumantes; reúne, anualmente, empresários eprodutores dos principais países da indústria vitivinícola. Recebeu, em sua última edição, um público formado 95% por profissionais da área. Dos mais de 8 mil visitantes em 2016, 75% eram influenciadores ou responsáveis diretos pela compra em seus estabelecimentos. É também o único evento do País a promover discussões sobre o segmento, encabeçadas por importantes nomes do mundo do vinho.

Top Ten da Expovinis 2017

Espumante Brasileiro: Peterlongo Elegance Nature
Espumante Importado: Gramona La Cuvée Reserva Brut (Espanha)
Branco Brasileiro: Sinais Sauvignon Blanc Don Guerino
Branco Importado: Clearview Chardonnay Reserve (Nova Zelândia)
Rosados: Chiaretto (Italia)
Tinto Nacional: Syrah Speciale Casa Verrone (Itobi – SP)
Tinto Novo Mundo: Km 0 Movi (Chile)
Tinto Velho Mundo: Pomar do Espírito Santo Reserva (Lisboa)
Tinto Velho Mundo (2): Château Fleur Cardinale Grand Cru Classé (Bordeaux)
Fortificados e Doces: Porto Messias 10 Anos.