Importação de Vinhos: Portugal passa a Argentina no ranking

Portugal ultrapassou a Argentina e ocupa agora o segundo lugar no ranking de vinhos importados no Brasil. Os dados são da Consultoria Ideal e mostram que houve uma evolução positiva – em volume e em valor – no primeiro trimestre de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado.

Em volume, Portugal passou de 12% para 17,3% e, em valor, de 10,8% para 15,4%. A Argentina encontra-se agora na terceira posição, com 14,1% em volume e 14,1% em valor. O Chile lidera a tabela, detendo 42,6% das importações em volume e 42,9% em valor.

O Brasil é o nono mercado de exportação para os vinhos portugueses, e existe uma aposta crescente em ações de promoção no Brasil. Até ao final do ano, por exemplo, estão previstas iniciativas da ViniPortugal, do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) e dos Vinhos do Alentejo, boa parte com produção da EV-Essência do Vinho.

O Chile continua liderando o ranking, com 42,6% das importações em volume e 42,9%em valor. A soma dos três países que estão em 2º, 3º e 4º lugares (Portugal, Argentina e Itália) não ultrapassa o total dos chilenos. Mas o Chile perdeu um parte da sua presença neste primeiro trimestre no rateio total, caiu de 53% em volume para 42,6%.