Pétrus é um Vinho de Bordeaux propriedade do Pomerol appellation produção de um vinho tinto feito quase inteiramente do uva Merlot. A propriedade pertence à família do Libourne comerciante de vinhos Moueix. Embora os vinhos de Pomerol nunca tenham sido classificados, Petrus é agora um dos mais conceituados e caros vinhos do mundo, juntamente com os da margem esquerda do Gironde: châteaux Haut-Brion, Lafite Rothschild, Latour, Margaux e Mouton Rothschild, Bem como Ausone e Cheval Blanc. Da denominação do direito conexo, banco de Saint-Émilion.
Propriedade da família Arnaud para a maior parte dos 200 anos, até o fim da II Guerra Mundial, Petrus foi então vendido a Sra. Loubat, que progressivamente adquiriu a propriedade desde 1925. Em sua morte, em 1961, o imóvel foi passado para a sua família, que acabaram por vender uma parte de meia em 1964 para Jean-Pierre Moueix. Moueix próprio tinha criado uma empresa negociant Établissements Jean-Pierre Moueix, Com sede em Libourne e gradualmente começou a adquirir châteaux margem direita. Após a morte de Jean-Pierre Moueix em 2003, seu filho mais velho de Jean-François é o gérant de Château Pétrus, enquanto que, Christian Moueix, Seu segundo filho, administra a produção.
Não há palácio real fisicamente na propriedade, o que explica que o vinho é geralmente referido simplesmente como Petrus, e não Château Pétrus.
Os 11,4 hectares (28-acre) vinha de Pétrus está localizada em um planalto na porção oriental do Pomerol, plantadas com as variedades de uva de 95% Merlot e 5% Cabernet Franc. O solo é constituído por uma elevada percentagem de argila rica em ferro, mais do que está contido em torno de propriedades. O imóvel foi um dos primeiros em Bordeaux para implementar verde-colheita como um caminho para a diminuição das colheitas e aumentar a qualidade das uvas restantes. O rendimento é entre os mais baixos em Bordeaux, em parte, através de éclaircissage ou colheita em verde para concentrar o poder e qualidade da colheita restante (eliminando até 50% da safra em determinados anos).
As uvas são trazidas inteiramente à mão sobre um período de dois a três dias e fermentado em temperatura controlada tanques de concreto. O vinho é envelhecido em barricas de carvalho francês durante 20 meses. Um grave pré-seleção de cuba assembléia é realizada e certas parcelas são rejeitados da Grand Vin. Produção, em comparação com outros Bordeaux, é minuto e um ano médio, pode produzir mais de 2.500 casos. Em safras recentes, como 2003 esta média foi drasticamente reduzido.
Estas informações foram tiradas wikipedia.org