Realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), o 9º Concurso do Espumante Brasileiro (2015) contou com dois dias de degustações, onde 264 amostras provenientes de 70 vinícolas de 10 regiões produtoras do Brasil foram degustadas por 44 enólogos em Garibaldi, a Capital Brasileira do Espumante. A excelência da bebida nacional resultou na premiação de 80 espumantes, sendo cinco Grande Medalha de Ouro (acima de 92 pontos), 70 Ouro (88 a 91 pontos) e cinco Prata (84 a 87 pontos).

Juliano Daniel Perin (foto acima), Presidente da Associação Brasileira de Enologia (Gente da melhor qualidade e um profissional muito competente)

O sabor brasileiro, a qualidade reconhecida entre especialistas e amantes do espumante foi comprovada na taça pelo júri composto por enólogos, jornalistas e sommeliers. Para o presidente da ABE, Juliano Daniel Perin, as impressões dos dois dias de degustações não poderiam ser mais positivas. “Ficou visível a qualidade do espumante brasileiro pelo grande número de medalhas de ouro, e também a quantia surpreendentemente de Grande Ouro”, avalia.

Os 44 degustadores (dentre eles Silvestre Tavares – editor do Vivendo a Vida), foram divididos em cinco júris, cada um com amostras diferentes. As degustações aconteceram na quarta e quinta-feira (14 e 15), somente na parte da manhã, na Câmara da Indústria e Comércio de Garibaldi (CIC). Os trabalhos seguiram normas da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE).

A divulgação dos resultados e entrega das medalhas ocorreu em coquetel realizado hoje à noite, 16, no CTG Sentinela da Serra, no Parque da Fenachamp, integrando a programação da Festa do Espumante Brasileiro. Foram premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos.

A equipe de apoio que garantiu que as amostras chegassem a mesa dos jurados na temperatura correta. Parabéns aos envolvidos!

DESTAQUE MANOEL PETERLONGO

Buscando aprimoramento condizente com a evolução do espumante nacional, a 9ª edição do Concurso do Espumante Brasileiro contou com uma novidade: o Destaque Manoel Peterlongo, distinção especial concedida a espumantes que se sobressaíram em suas categorias, através da degustação de preferência de cada mesa. Cinco amostras foram premiadas com a distinção, que foi muito bem recebida pelos jurados na avaliação de Perin. “A novidade acrescenta bastante para a evolução do concurso, que busca contemplar de maneira integral as produções nacionais e valorizar cada vez mais o espumante brasileiro”.

A distinção vem homenagear o centenário da Vinícola Peterlongo, responsável por elaborar o primeiro espumante brasileiro e dar início a uma trajetória de reconhecimento mundial.

Lista completa dos espumantes premiados em PDF

Lista Final Em Ordem de Empresas_2015_divulgação by Silvestre Tavares Gonçalves