A Revista de Vinhos e o site de pesquisa de voos e hotéis Momondo sugerem os melhores hotéis para enoturismo em Portugal. 

1 - The Yeatman Wine Hotel & Spa (Porto)

Localizado na cidade invicta portuguesa, o The Yeatman dispõe de oitenta e dois quartos e suites, cada um com um amplo terraço privado e vistas impressionantes sobre o Rio Douro. Assumindo-se como um hotel dedicado à paixão pelo vinho, alberga uma cave de vinhos com uma seleção de alguns dos melhores produtos de todo o mundo, desde os clássicos europeus até aos inovadores vinhos do novo mundo. A carta de vinhos, premiada como “Melhor Carta de Vinhos”, revela a dimensão da garrafeira – The Yeatman Wine Book, disponível no The Restaurant. São realizados jantares vínicos semanalmente, organizados por produtores de vinhos e personalidades de Portugal e a nível mundial.

2 - Herdade dos Grous (Albernôa)

A 17 quilómetros da cidade de Beja, a Herdade dos Grous reúne produção de vinho, agro-pecuária, turismo rural e enoturismo. As vinhas estendem-se ao longo de 70 hectares, em declives e elevações suaves próprias da região. Anualmente são criados os vinhos Herdade dos Grous tinto e branco e os seus correspondentes, reservas de maior estrutura e potencial de guarda. Descansar, saborear a gastronomia regional alentejana e passear é o que a Herdade dos Grous lhe propõe. Terá ao seu dispor sala de jogos, piscinas, court de ténis, restaurante e loja de vinhos.

3 - Six Senses Douro Valley (Lamego)

Inserido na cadeia de hotéis tailandesa, a partir de julho 2015 o hotel do Douro vai reabrir com a chancela Six Senses Douro Valley, situando-se na região mais antiga do mundo dedicada à produção vinícola, consagrada pela UNESCO. O espaço apresenta-se como uma mansão do século XIX totalmente renovada e remodelada, privilegiadamente colocada numa das colinas do Vale d Douro. Com SPA, quartos, suites e Villas, a paixão pelo néctar dos deuses não foi esquecida, uma vez que terá uma Wine Library, onde poderá conhecer as produções mais antigas e emblemáticas da região, na companhia de diferentes produtores da zona do Douro bem como do sommelier do resort.

4 - L’and VINEYARDS (Montemor-o-Novo)

O L’AND Vineyards nasceu para celebrar a magia do vinho, produzindo apenas produtos de reserva em quantidades reduzidas e com uma vinificação quase artesanal. Se gosta de enologia poderá visitar as vinhas locais, realizar cursos sobre a vinha e a produção de vinho ou fazer provas comentadas de vinhos regionais. Se, por outro lado, prefere outros voos, poderá experimentar uma épica viagem de balão no Alentejo. Para aqueles que precisam exorcizar o stress da cidade, o Spa Vinotherapie Caudalie proporciona uma experiência única de serenidade e prazer, com rituais exclusivos, massagens e tratamentos de beleza baseados na uva e produtos naturais.

5 - Casa das Pipas – Quinta do Portal (Douro)

A Quinta do Portal é ideal para aqueles que pretendem visitar áreas vinícolas populares. A Casa das Pipas, inserida na Quinta, é uma unidade de agroturismo que surgiu com um projeto inovador, reunindo num só local a dupla essência do Douro: a Vinha e o Vinho. Com doze quartos expostos a Sul, uma piscina de grandes dimensões, ginásio e também biblioteca vínica, poderá desfrutar de uma experiência única. Terá também a oportunidade de participar nas tarefas vinícolas e na Vindima, e aprenda mais sobre os vinhos do Porto, e claro sobre o vinho do Douro.

6 - Palace Hotel Bussaco (Luso)

O Palace Hotel Bussaco propõe-lhe a experiência única de se hospedar num verdadeiro palácio real, considerado um dos mais belos, românticos e históricos hotéis do mundo. O palácio foi construído a partir de 1885 para os últimos Reis de Portugal e localiza-se a no interior da Mata Nacional do Bussaco, ex-libris botânico e natural de Portugal. A par da aclamada cozinha portuguesa de terroir, existem ainda os lendários Vinhos do Bussaco de renome mundial, que, por si só, constituem uma atração bastante tentadora para enófilos de todos os continentes. Os brancos bebíveis começam na colheita de 1944 e os tintos na de 1945, assumindo um caráter verdadeiramente único.

7 - Carmo´s Boutique Hotel (Ponte de Lima)

Localizado na vila mais antiga de Portugal, o Carmo´s Boutique Hotel apresenta-se como Embaixador boutique do “Winery terroir” Português, tendo selecionado alguns dos melhores terroirs da região do Minho. O Carmo’s tem ao dispor dos seus hóspedes jantares privados com prova de vinhos de quintas selecionadas de castas autóctones, em harmonização com menu de degustação de sabores da gastronomia portuguesa. Quanto ao alojamento, é composto por 3 suites de luxo e 12 quartos, complementados com uma infinity pool aquecida. Para os amantes do corpo, têm disponíveis banhos em 100% de leite puro de cabra.  

8 - Quinta do Vallado (Peso da Régua)

Construída em 1716, é uma das quintas mais antigas e famosas do Vale do Douro. A Quinta do Vallado é famosa pela produção de Vinhos do Douro e Vinhos do Porto de qualidade reconhecida mundialmente. Com a construção do Wine Hotel, em 2005, a Quinta proporciona aos seus hóspedes todas as condições para a prática do enoturismo, podendo saber mais sobre a produção dos Vinhos do Porto e Vinhos do Douro ou, simplesmente, descansar numa das mais belas paisagens do país.