Anos depois de Mondovino, o polêmico documentário contra a globalização da indústria do vinho, o enólogo e especialista Jonathan Nossiter volta ao centro das atenções, com apresentação recentemente no Rio de Janeiro e em São Paulo do seu novo filme, Resistência natural. O filme mostra seu encontro com um grupo de produtores alternativos em vinhedos italianos. Nessa troca de experiências, o que parecia um paraíso, onde a produção de vinho se dá através de métodos naturais, revela-se na verdade um campo de batalha entre pequenas associações e a grande indústria agrícola.

No filme, produtores como Corrado Dottori e Valeria Bochi (La Distesa), Elena Pantaleoni e Giulio Armani (La Stoppa), Giovanna Tiezzi e Stefano Borsa (Pacina) e Stefano Bellotti (Cascina degli Ulivi), lutam pelo vinho livre.

Nossiter apareceu na Feira de Vinhos Naturebas da Enoteca Saint Vin Saint, que aconteceu entre os dias 1 e 2 de agosto em São Paulo. Veja a entrevista que o mestre Didu Russo do blog www.didu.com.br fez com ele.