Entre 22 e 24 de maio, o Rio de Janeiro vai se transformar na capital do vinho português. Pelo segundo ano consecutivo, o evento “Vinhos de Portugal no Rio“ pretende levar à cidade pelo menos meia centena de produtores portugueses.

A edição de 2015, organizada pelos jornais Público e O Globo, acontece no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, zona sul do Rio. Além do mercado de vinhos, haverá cursos e provas de vinhos conduzidas pelos críticos dos dois jornais. O evento – que no ano passado foi considerado o melhor do ano pela Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro – pretende aumentar a visibilidade e o consumo dos vinhos portugueses no Rio de Janeiro.

Os produtores e consumidores vão contar ainda com a tecnologia do “Taça inteligente“. Este permite que o visitante receba por e-mail as informações dos vinhos que provar, o preço e onde os poderá comprar. O “Taça inteligente” é uma tecnologia desenvolvida pela empresa portuguesa Adegga.com e ganhou o prémio de inovação do Wine Business Innovation Summit, em Munique, Alemanha, no ano passado.

As inscrições podem ser feitas diretamente na ViniPortugal, através do email .