Uma das maiores empresas exportadoras de café do mundo entra como sócia na operação de café em cápsula da marca MocoffeeTM

A Wine.com.br, maior e-commerce de vinhos e cerveja da América Latina e terceiro do mundo, anuncia a chegada da Tristão Cia. de Comércio Exterior (“Tristão”) ao corpo de acionistas da Mocoffee.

A Mocoffee foi recentemente adquirida pela Wine.com.br e passou a ser a sua marca de produtos de café em cápsula tipo espresso. A Mocoffee agora terá como sócios controladores a Tristão e a Wine.com.br 

 O objetivo da entrada da Tristão, uma das maiores e mais tradicionais empresas de café do Brasil, é contribuir com a Mocoffee em sua missão de democratizar o consumo de café monodose tipo espresso no Brasil e no mundo.

Com este movimento a Wine.com.br, que tem como sócio principal a e.Bricks Digital, dá seguimento à estratégia de popularizar a comercialização não só de café como de vinhos e cervejas, criando sinergias operacionais e aproveitando todo o conhecimento adquirido em suas plataformas digitais de e-commerce.

Sérgio Tristão CEO da Tristão e da Realcafé

A Tristão aportará ao negócio de café em cápsula a sua experiência, o conhecimento no negócio, além de capital e as instalações fabris do novo empreendimento.  O objetivo, no longo prazo, é contribuir para uma renovação do parque industrial do Espírito Santo e tornar o Estado e o país referências em alta tecnologia de produção de café em cápsulas no país e no exterior.

A MocoffeeTM é a marca da Wine.com.br que opera mundialmente no segmento de café em cápsula. A tecnologia suíça foi criada por Eric Favre (o inventor do sistema de café em cápsula) para oferecer soluções práticas de café tipo espresso para consumidores domésticos e mercado B2B. A linha de produtos é formada por diversos tipos de blend (combinação de sabores) e máquinas de café que funcionam exclusivamente com as cápsulas da marca. A Mocoffee tem sedes em Zurique, Suíça, e Serra, ES, Brasil. A operação está presente em 17 países por meio de uma série de acordos e é uma das líderes de mercado na Suíça, França e Austrália. Será lançada e comercializada este ano no Brasil e Holanda. Atualmente, metade de toda a produção de café em cápsula vendida mundialmente está baseada na invenção original de Eric Favre. Na Mocoffee, Eric conseguiu patentear e desenvolver um modelo avançado de cápsulas para extrair ainda mais sabor do café.

A Tristão é uma das mais tradicionais corporações do segmento do café do Brasil, tendo completado este ano (em 23 de fevereiro) 80 anos de existência. Ocupa há 55 anos uma posição de destaque na padronização, comercialização e exportação de cafés brasileiros para mais de 40 países dos cinco continentes (80% de suas vendas têm como destino o mercado internacional).

A empresa, com sede em Vitória (ES), é controladora da Realcafé Solúvel do Brasil (“Realcafé”), com fábricas em Viana, também no estado de Espírito Santo. Estas empresas fazem parte do Grupo Tristão, que tem diversas empresas no Brasil e exterior na área de café. A Realcafé é uma das maiores empresas processadoras de café do Brasil, sendo responsável pelo processamento de aproximadamente 400 mil sacas/ano de café tipo conilon (“Robusta”), industrializando café tipo solúvel e torrado moído. O Espírito Santo é o maior estado produtor de café conilon do Brasil e o segundo do mundo (perde apenas para um país, o Vietnã).

A Tristão já exportou mais de 40 milhões de sacas de café, gerando receita cambial superior a quatro bilhões de dólares para o Brasil.

Segundo Rogerio Salume, CEO da Wine.com.br, e Sérgio Tristão, CEO da Tristão e da Realcafé, o negócio reúne players com capacidades complementares para desenvolver a Mocofee no Brasil e no mundo.

“É uma honra ter um acionista tão focado no negócio como a Tristão em um momento em que aWine.com.br entra em fase importante da construção de sua marca de café em cápsulas no Brasil e no mundo. Não tenho dúvida que o Grupo aportará seu enorme conhecimento, histórico e know-how no mercado de café ao nosso negócio, enquanto a Wine.com.br entrará com a sua capacidade de atuar no segmento de e-commerce que a fez líder do mercado brasileiro de vinhos”, disse Rogerio Salume.

“O Brasil, que é o maior produtor e exportador de café em grãos do mundo, não tem tradição na pesquisa, produção e exportação de café com valor agregado, ou seja, com marca e tecnologia de produção. Esperamos que a nova operação de café da marca Mocoffee ajude a criar uma série de oportunidades para o desenvolvimento, a diversificação da economia local e estadual e a capacitação de mão de obra altamente especializada e qualificada, com a geração de empregos diretos e indiretos, dentro de uma visão sustentável econômica e ambiental. Haverá um esforço para inserir ainda mais o produtor rural do Espírito Santo no processo de desenvolvimento de café de qualidade do tipo espresso”, disse Sérgio Tristão, CEO da Tristão e da Realcafé.

 Sobre a MocoffeeTM

A Mocoffe é a marca comercial da nova empresa de café premium em cápsulas da Wine.com.br, terceiro maior e-commerce de vinhos do mundo. A tecnologia suíça foi desenvolvida para oferecer soluções inteligentes e práticas de café e outras bebidas de qualidade para consumidores domésticos e mercado B2B. Com sedes em Zurique, Suíça, e Serra, ES, Brasil, a Mocoffee tem uma ampla rede de fornecedores e clientes em todo o mundo. Entre seus clientes encontram-se grupos como Oswald Nahrungsmittel GmbH (Unilever), Cafés Richard (Paris) e Vittoria Coffee (Austrália).