Tendência nas grandes metrópoles da Europa e dos Estados Unidos, a tradicional comida de rua rompeu a barreira da informalidade, transformando-se em uma alternativa descolada e segura para quem deseja aproveitar uma boa refeição ao ar livre. Aos poucos, o conceito de levar a gastronomia para as ruas também conquistou os brasileiros, motivando as publicitárias Carla Somose e Kelly Ferreira a desenvolverem o primeiro guia de localização de food trucks do País.

O site e aplicativo do “Food Truck nas Ruas” (www.foodtrucknasruas.com.br) dispõe de diversos endereços, espalhados pelas capitais brasileiras, onde apreciadores da gastronomia de rua podem encontrar veículos que comercializam as mais diversas culinárias, desde o tradicional cachorro quente, ao hambúrguer gourmet, ou até mesmo outras opções gastronômicas como: comida japonesa, mexicana, porções, massas e muito mais.

A ideia surgiu através de uma conversa informal das sócias, que perceberam a ausência de um guia que localizasse os Food Trucks na capital paulista, onde moram. “Vimos que apesar de o mercado de comida de rua estar crescendo e se profissionalizando, faltava um canal de comunicação para localizarmos esses grandes chefs de cozinha que estão dedicando a sua experiência e tempo nas famosas comidas de rua. Agora, após a legalização da Prefeitura de São Paulo criamos um canal de informação relacionado ao segmento e, principalmente, um espaço onde esses profissionais podem ser encontrados pelos clientes”, conta Carla.

Este foi o estopim para as publicitárias darem início ao guia Food Truck nas Ruas, com o objetivo de facilitar não só a busca dos internautas, mas também para oferecer um espaço para os Food Trucks divulgarem seus eventos, itinerários, cidades e cardápio através do site.

A identidade visual e criação das campanhas do guia foram feitas pela agência Recriativi, na qual as publicitárias são sócias, tornando mais ágil toda a concepção do projeto. Em menos de um mês do lançamento do Guia a empresa conseguiu alcançar mais de 200 cadastros de pessoas interessadas em saber mais sobre o Food Truck nas Ruas.

“Nossa ideia é ajudar a popularizar e desmistificar o comércio de comida na rua, mostrando que os food trucks podem ser um excelente ponto de encontro entre amigos e família, assim como os restaurantes, de forma geral”, defende Kelly.

Food Truck nas Ruas: Onde comer?

Interativo e de fácil navegação, o site também pode ser acessado por smartphones (iOS/Android) e tablets, já que foi construído de forma personalizada para dispositivos móveis. Um mapa ajuda na localização dos carros de comidas que pode ser encontrado no aplicativo com mais facilidade e praticidade, pois o mesmo é integrado com o sistema de navegação do seu smartphone ou tablet para ser guiado ao local aonde seu Food Truck preferido está localizado. E para tornar a experiência ainda mais completa, os internautas podem colaborar com o guia, enviando um formulário de contato com o nome e local de novos Food Trucks que estão espalhados pelas cidades.