Recentemente a confraria se reuniu no bistrô Sonho da Pulga para uma degustação com vinhos especiais. Tivemos a oportunidade de colocar lado a lado cinco safras do vinho chileno Domus Aurea, da vinícola Quebrada de Macul. Foi interessante avaliar as diferenças de um vinho com tanta personalidade. Segundo enólogos chilenos, tem um esquema que permite dizer que as safras ímpares são marcadas por uma primavera seca e calorosa, sem chuva ou complicações climáticas. São colheitas com muita concentração e cor. Por outro lado, as colheitas pares que têm sido mais complicadas, mas não ruins. Alguns anos pares não têm a mesma concentração, mas apresentam uma qualidade de taninos macios, ideais para os vinhos que se consomem mais cedo. Será? Nessa degustação a safra 2002 foi a pior….

Domus Aurea 1997

Rolha infiltrada 80%, visual rubi claro com sedimento aparente. Aromas tímidos, mas com os traços típicos de goiaba, eucalipto e mentol. No paladar se mostrou evoluído, taninos macios e média acidez. Acredito que já passou de seu apogeu, esperava muito mais. Não emocionou. ST (89)

Domus Aurea 1999 

Rolha em perfeito estado, visual rubi brilhante, sem sedimento aparente. Nariz intenso de frutas vermelhas, eucalipto, cedro, mentol e especiarias. Paladar se mostrou equilibrado, com boa concentração, frescor e elegância. Um belo vinho, mas não acredito que vai evoluir. ST (91)

Domus Aurea 2001

Rolha 20% infiltrada, visual já mostrando leve evolução, aromas encantadores e complexos de goiaba, eucalipto, mentol e cedro. Na boca mostrou um bom corpo, amplo, taninos aveludados e fruta na medida. Equilibrado, elegante e longo. Um vinhaço, que me emociona a cada dia. ST (93)

Domus Aurea 2002

Rolha em perfeito estado, visual vermelho rubi intendo, aroma fechado, lembrando pouco os anteriores. Paladar na mesma linha, com pouca expressão. Bad botlle L ST (84)

Domus Aurea 2003

Rolha em perfeito estado, visual rubi intenso. Apesar de ter gostado dessa amostra, achei que não apresentou sua personalidade, como na safra 99 e 01. Aromas de especiarias, cassis e mentol com grande cremosidade e persistência. ST (90)