Quer conhecer novos espumantes? Recentemente tive a oportunidade de provar dois espumantes italianos da vinícola Ferrari, que tem sua qualidade comparada aos champagnes. Para quem ainda não conhece segue um pouquinho de sua historia antes da minha opinião sobre os caldos.

A vinícola foi fundada na região Trentino, norte da Itália em 1902 por Giulio Ferrari. Depois de estudar a região as técnicas de vinificação de Champagne, na França, Giulio Ferrari voltou para a Itália com o objetivo de produzir um espumante igual ao melhor champanhe francês. Em 1952, por não ter filhos, Giulio, vendeu sua adega a Bruno Lunelli, o dono do melhor bar de vinhos de Trento. Nas décadas que se seguiram, Lunelli e seus filhos construíram a Ferrari em um dos mais famosos e bem-sucedidos produtores de vinhos espumantes método clássico da Itália. Hoje sob o comando de Matteo Lunelli e os primos Marcello, Camilla e Alessandro Lunelli a terceira geração da família, a Ferrari está se tornando uma empresa global com vendas em novos mercados internacionais.

Os espumantes Ferrari são produzidos a partir de uvas cultivadas em Trentino, uma região montanhosa ideal para o cultivo de Chardonnay e Pinot Noir. A empresa possui uma propriedade de 120 hectares situada em 300-700 metros de altitude e compra uvas de mais de 500 vizinhos pequenos viticultores. A produção de 5 milhões de garrafas por ano está nas mãos de uma equipe de oito enólogos liderados pelo chefe enólogo Marcello Lunelli e mais seis agrônomos. A empresa segue práticas vitícolas sustentáveis ​​e está desenvolvendo novos vinhedos orgânicos. No Brasil os espumantes Ferrari são importados pela Decanter – www.decanter.com.br

Ferrari NV Maximum Brut Metodo Classico DOC Trento (1.500ML) Magnum – R$ 337

Esse Blanc de Blancs, elaborado com 100% de Chardonnay e 36 meses ‘’sobre as leveduras” na garrafa, mostrou notas de fruta, pão fresco, e um leve toque de amêndoas. Paladar cremoso, frescor, excelente estrutura e equilíbrio. ST (90)

Ferrari 2007 Perlé Metodo Classico DOC Trento – R$ 212

  • Com incríveis 60 meses ‘’sobre as leveduras” na garrafa, o Perlé tb é um Blanc de Blancs, 100% Chardonnay, cultivada em solos calcários. Nariz intenso, com destacadas notas de amêndoa, leveduras e brioche, além de frutas como pêra. No paladar é complexo e harmonioso. Acredito que vai evoluir muito nos próximos cinco anos. ST (92+)