Os chefs Bárbara Verzola e Pablo Pavón (foto), do restaurante Soeta e o chef consultor Alessandro Eller estarão presentes na Semana Mesa SP, mais importante evento de enogastronomia da América Latina que acontece de 3 a 5 de novembro, no Centro Universitário Senac – Santo Amaro, em São Paulo. O evento terá o temaConexão Essencial: o produtor familiar e a cozinha.

Pablo Pavón e Bárbara Verzola integrarão a programação do congresso internacional Mesa Tendências, que discute o futuro da gastronomia no País ao lado de renomados chefs estrangeiros e nacionais. No congresso, os chefs ministrarão a palestra Homenagem ao litoral Capixaba: ostras, lamerão, siri mole e manjubinhas.

Já o consultor Alessandro Eller participará do Mesa ao Vivo, onde os chefs ministram aulas e colocam a mão na massa para oferecer degustações ao público. O desafio de Eller é ensinar novos preparos usando queijo e vários tipos do alimento.

Conheça os chefs:

Alessandro Eller, chef consultor

É formado em gastronomia, com pós-graduação internacional em hotelaria pela faculdade Estácio de Sá-RJ e módulos internacionais pela L’Ecole hôtelière de Lausanne – Suiça e Cornell University – EUAA e mestrado em sociologia pela PUC SP/UVV.

Professor de gastronomia e coordenador do curso de gastronomia da UVV (Centro Universitário de Vila Velha). Consultor de gastronomia em diversos empreendimentos do estado. Apresenta o programa Sabor a Bordo desde janeiro de 2006.

Apaixonado pelo Brasil, pela natureza e pela gastronomia, o chef viaja o mundo, participando em eventos gastronômicos, procurando aperfeiçoar suas técnicas e seus conhecimentos.

Bárbara Verzola, do Soeta

Filha de pai e mãe italianos, foi criada sob a influência de duas culturas fascinantes. Em 2002 concluiu a graduação em Direito, mas após formada descobriu seu interesse pela gastronomia e se mudou para Petrópolis, no Rio de Janeiro para trabalhar no restaurante Locanda della Mimosa. Depois de algum tempo, foi convidada para executar o projeto Locanda Da Voi, um catering para eventos sofisticados no Rio de Janeiro.

No exterior trabalhou na Enoteca Pinchiorri (três estrelas pelo Guia Michelin), em Florença, Itália, no Duomo (duas estrelas pelo Guia Michelin) em Ragusa Ibla, Sicilia, também na Itália e no El Bulli, do renomado Chef Ferran Adrià.

Em setembro de 2009 gravou a 1ª temporada do programa Cozinha Caseira do canal Bem Simples da Fox Life. Em fevereiro de 2010 abriu seu próprio restaurante, o Soeta, onde dedica todo seu tempo e talento.

Pablo Pavón, do Soeta

Nasceu na cidade de Quito, no Equador. Formou-se em Hotelaria, em seu País de origem e fez diversas especializações na área de gastronomia na Espanha e França. Fez estágio em grandes restaurantes na Espanha como Sant Pau de Carme Ruscalleda, em Barcelona, El Poblet, em Valencia, Restaurante Asiático Dos alillos, Barcelona, Martin Berasategui no País Basco e Mugaritz, também no País Basco.
Trabalhou no importante restaurante “El Bulli” entre os anos de 2006 e 2009, além de ter sido colaborador da equipe criativa do restaurante “La terraza del Casino de Madrid” entre 2008 e 2009. Atualmente é chef de cozinha no restaurante Soeta e durante esse tempo tem realizado cursos de atualização em cozinha de vanguarda em restaurantes como El Koy Shunka, em Barcelona e no atual melhor restaurante do mundo, o NOMA em Copenhague.

Sobre a Semana Mesa SP

Organizado pela revista Prazeres da Mesa e Senac São Paulo, o festival é dividido em outras três atividades que trazem discussões sobre as tendências da gastronomia mundial. O Mesa no Cinema, que acontece entre os dias 13 e 15 de outubro, o público degusta comidinhas preparadas por chefs que reinterpretarão os pratos exibidos nos filmes. No Mesa Ao Vivo, cerca de 90 grandes chefs ministram aulas e colocam a mão na massa para oferecer degustações ao público. No Festival Mesa na Cidade, o clima do evento é levado para os melhores restaurantes de São Paulo com menus especiais em jantares magnos feitos a 10 mãos por grandes chefs de cozinha.

Serviço:

Semana Mesa SP – Conexão Essencial: o produtor familiar e a cozinha

Data: de 3 a 5 de novembro

Local: Centro Universitário Senac - Santo Amaro

Endereço: Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro