Meio Século de Pura Elegância!

Marqués de Murrieta Castillo Ygay Gran Reserva Especial Cosecha 1959

De vez em quando a vida nos proporciona surpresas inusitadas. Ter a oportunidade de degustar, e beber uma boa quantidade (1 garrafa para 6 pessoas), de um grande vinho com 50 anos de vida e em perfeitas condições, não acontece todo dia, muito menos no Brasil. Foi um privilégio propiciado por um grande amigo também apaixonado por vinhos!

Composição: Corte típico de Tempranillo, Garnacha, Mazuelo e Graciano.

Amadurecimento: Elaborado no estilo tradicional da Rioja, após um estágio de 26 anos em tonéis de carvalho americano, repousou outros 5 anos em garrafa antes de ser lançado ao mercado no início da década de 1990. Observações: Produzido pela vinícola apenas em safras consideradas excepcionais (1917, 1925, 1934, 1942, 1952, 1959, 1964, 1975…).
Impressões: Estilo típico da Rioja, com bela cor granada (mais vermelho que rubi), translúcido e brilhante, sem indicar sua longa idade.
Os aromas da Tempranillo, discretamente frutados, exibiam sem exageros, a complexidade aromática esperada, com notas de tabaco, couro e madeira.
Na boca, taninos finíssimos, combinados com excelente acidez, e o maior destaque: um grande equilíbrio entre os elementos principais (taninos, acidez e álcool) que denotam qualquer grande vinho.
Confesso que a persistência na boca foi menor que a esperada (mas 50 anos, são 50 anos…), no entanto não diminui o brilho deste vinho inesquecível! Mais um vinho na categoria de Hors Concours!

A Expand vende algumas safras antigas, se não me engano, 1975 e 1995 ainda estão disponíveis.

Lula tomei a liberdade de postar a sua matéria em meu blog, primeiro porque estava presente neste dia de aniversário de nosso amigo Marcos Fonseca e também porque degustei esta obra de arte, prazer e historia !

Até a próxima taça!