Personalidades farão parte do painel de comentaristas da 22ª Avaliação Nacional de Vinhos que acontece dia 27 em Bento Gonçalves

O quadro de comentaristas da 22ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2014 está fechado. Entre os 15 nomes de personalidades confirmadas para o evento estão o do ator e diretor Selton Mello e o do empresário e locutor esportivo Carlos Eduardo Galvão Bueno, além de grandes nomes do mundo vitivinícola. O 16º comentarista será sorteado entre o público no dia da Avaliação, que acontecerá no dia 27 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

A maior degustação de vinhos de uma safra também terá, em sua 22ª edição, o prestígio de presidentes das mais importantes entidades do mundo do vinho, como a presidente da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV), a argentina Cláudia Quini, e o presidente da União Internacional de Enólogos (UIOE), o francês Serge Dubois. A casta de comentaristas conta, ainda, com a presença dos presidentes do Instituto Nacional de Vitivinicultura do Uruguai (Inavi), José Lez e da União Espanhola de Degustadores, Fernando Gurucharri.

Além de personalidades do meio artístico e esportivo e da cadeia produtiva da uva e do vinho, o painel é mesclado por consultores internacionais, médico, sommelier, jornalistas especializados e enólogos com destaque para o Enólogo do Ano 2013, Juliano Perin. O grupo é formado por especialistas de sete países (Argentina, Brasil, Espanha, França, Inglaterra, Portugal e Uruguai), que reforçam a imagem do vinho brasileiro para o mundo.

“Montamos um painel de comentaristas de peso, que vai interagir com um público de mais de 850 apreciadores de vinho num espetáculo único, que reserva grandes surpresas em termos de representatividade da safra e de atrações preparadas especialmente para este dia”, destaca o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Luciano Vian.

COMENTARISTAS CONFIRMADOS

  1. Ana Sofia Oliveira, Consultora em Marketing de Vinhos, Portugal
  2. Antonio Moacyr de Azevedo, Médico, Brasil
  3. Carlos Eduardo Galvão Bueno, Empresário, Brasil
  4. Christopher Cameron Fielden, Consultor de Varejo,  Inglaterra
  5. Claudia Quini, Presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho – OIV, Argentina
  6. Fernando Gurucharri, Presidente da União Espanhola de Degustadores, Espanha
  7. José Lez, Presidente do Instituto Nacional de Vitivinicultura – INAVI, Uruguai
  8. Juliano Perin, Enólogo do Ano 2013, Brasil
  9. Mauro Marcelo Alves, Jornalista, Brasil
  10. Sara Bodowski, Jornalista, Brasil
  11. Serge Dubois, Presidente da União Internacional de Enólogos – UIOE, França
  12. Susan Dawn McCraith, Consultora de Varejo, Inglaterra
  13. Juan Arizu, Diretor da Associação de Enológos da Argentina, Argentina
  14. Vinicius Santiago, Sommelier, Brasil
  15. Selton Mello, Ator, Brasil