A etapa de degustação de seleção da 22ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2014 entra em sua fase final nesta quarta-feira, quando o quarto grupo de 30 enólogos entra em cena para, às cegas, degustarem as amostras inscritas para a Avaliação Nacional de Vinhos. Os trabalhos continuam até quinta-feira, 28, no laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves.

Até o momento, 90 enólogos profissionais passaram pela tarefa de degustar e avaliar vinhos provenientes de 58 vinícolas. Em cada etapa, os pronunciamentos do presidente da Associação Brasileira de Enologia – ABE, Luciano Vian, e do chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus, ressaltaram a responsabilidade da tarefa dos enólogos: ”Respeitem muito as amostras antes de emitir a nota final, que resume toda a qualidade do vinho. Pensem que por de trás de cada vinho há o empenho e dedicação dos viticultores, durante todo o ciclo de desenvolvimento da videira,  e dos enólogos, que aplicaram a melhor tecnologia de elaboração disponível “, pontuou Zanus em cada uma das degustações de seleção.

A degustação ocorre no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho. O resultado, que contempla as amostras mais representativas, será apresentado para um público de aproximadamente 850 apreciadores no dia 27 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. As inscrições para o público participar do evento abrem dia 03 de setembro  por meio do site www.enologia.org.br.