Olá amigos, o Vivendo a Vida está em São Paulo e vai permanecer até o dia 30 participando de uma maratona de grandes eventos relacionados ao mundo do vinho. A ideia é aproveitar o máximo possível, buscando novidades para vocês leitores do blog, da coluna no jornal A Gazeta, e também para os ouvintes da rádio CBN (Vitória-ES). Acompanhe tudo on-line pelo instagram @silvestretg.

Encontro de Vinhos Off – 21 de Abril – Hoje (segunda-feira)

O primeiro deles é o Encontro de Vinhos Off, que tive o privilegio de acompanhar desde o seu inicio, se não me engano, em 2010. Esse ano o evento promete muitas atrações e novidades.

Um lounge temático mostrará um pouco da cultura argentina através do que há de melhor na Argentina: gastronomia, vinho e música criarão uma atmosfera de muita descontração.

E, por falar em gastronomia, um menu de massas, carnes e risotos foi escolhido especialmente para fazer da harmonização com os vinhos uma experiência única e inesquecível.

A Queijaria d’Alagoa mostrará um pedacinho da cultura de Minas Gerais: os queijos estilo parmesão de Alagoa, vindos das terras mais altas da Serra da Mantiqueira, feitos artesanalmente.

O convidado vai ter a chance de adquirir vinhos a preços mais baixos, que poderá levá-los em uma mala especialmente produzida para eles: a Winefit, que apresentará seu novo portfólio de malas e valises feitos à mão.

Presenças como Max Brands, World Wine, Todo Vino, Vínica, Antigniano, Smart Buy Wines, Ideal Drinks, MS Import, Vignabaldo, Vintium, Damilano, Vignamaggio, PL Vins Selection, Weinkeller, La Cristianini, Eno Cultura, Adolfo Lona, Bella Quinta, Miolo, Winefit, Voilà e Brastemp já estão confirmadas para o evento, que será dia 21 de abril, a partir das 14h na Casa da Fazenda Morumbi.

Encontro de Vinhos OFF 2014
Local: Casa da Fazenda Morumbi – www.casadafazenda.com.br
Data: 21 de abril de 2014
Horário: das 14h as 22h
Convites: R$ 60,00 – na hora ou através de nossa página de venda de ingressos.

Confira todas as informações sobre o evento no site: www.encontrodevinhos.com.br

Masterclass de Brunellos de Montalcino – Segunda-feira, dia 21 de abril – Somente para convidados

Ainda na segunda-feira a Cooperativa Agricola La Spiga di Montalcino promoverá uma masterclass de Brunellos de Montalcino, que será realizada no restaurante Parigi. A degustação, seguida de jantar harmonizado, será às 19 horas e participam produtores das vinícolas Bellaria, Capanna, Collelceto, Collemattoni, Fanti, La Fornace, La Mannella, La Rasina, La Serena, Lazzaretti, Luciani, Palazzo e Podere la Vigna. Masterclass conduzida pelo especialista Jorge Lucki seguida de jantar harmonizado.

Valduga Gallery Wines - Dia 22 de abril, das 14h às 23h, na Estação São Paulo

A terça começa com um coquetel exclusivo da Famiglia Valduga, aberto apenas para convidados, com os vinhos e espumante elaborados pela vinícola, importados pela DOMNO do Brasil e as geleias e sucos da Casa Madeira. O evento não tem programação específica, deixando o horário livre para os convidados nos prestigiarem quando for melhor.

ExpoVinis 22, 23 e 24

De terça a quinta, será realizado no Expo Center Norte, o Expovinis, que mantem o status de maior e mais importante feira do setor vitivinícola na América Latina, que traz anualmente os principais produtores, de diferentes continentes, apresentando novas safras, rótulos e os mais esperados lançamentos do mercado.

O evento contará ainda com uma das mais importantes e cobiçadas provas de vinhos organizados no Brasil, o Top Ten. Um júri de alto nível composto por jornalistas, sommeliers, degustadores de associações e de escolas selecionarão os dez melhores rótulos do ExpoVinis Brasil 2012. A escolha será entre os vinhos tintos, brancos, espumantes e rosés.

Serviço: ExpoVinis Brasil 2012 – 18ª Salão Internacional do Vinho

Informações e credenciamento visitantes: www.exponor.com.br

Dia 22 das 13h às 21h –(exclusivamente para profissionais do setor.)

Dia 23 das 13h às 21h / Profissional / 18h às 21h / consumidor final

Dia 24 das 13h às 20h / Profissional / 17 h às 20h / consumidor final

Ingressos (Consumidor Final): R$ 50,00 incluindo taça para degustação.

Entrada franca para profissionais do setor (necessário apresentar identidade ou CPF e comprovante profissional). Não é permitida a entrada de menores de 18 anos. Necessário apresentar carteira de identidade.

Já na quarta, dia 23, estarei participando de uma almoço para convidados promovido pela importadora Ravin.

Na quarta e quinta, a importadora Magnum promove das 14 as 22 horas na loja Vino um prova com mais de 100 rótulos de seu catálogo.

Panorama dos espumantes do Hemisfério Sul – dia 25 – Somente para convidados.

No dia 25, sexta-feira, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) promoverá um painel com o objetivo de exaltar as potencialidades e apontar as diferenças entre os espumantes produzidos nos países do hemisfério Sul.  O evento ocorrerá na sede da Fecomércio, em São Paulo (SP). As degustações serão conduzidas pelo idealizador do Julgamento de Paris, o jornalista inglês Steven Spurrier. O consultor, produtor e degustador internacional está entre as personalidades mais respeitadas no mundo do vinho. Impressionado com a qualidade e com a diversidade dos espumantes elaborados no país verificadas durante uma visita à Serra Gaúcha, em janeiro de 2013, Spurrier aceitou o convite do Ibravin para coordenar uma bateria de degustações com os produtos do chamado Novo Mundo.

Os espumantes serão divididos por método de elaboração – Charmat e Tradicional -, e por faixa de preço, com degustação às cegas por jurados escolhidos por Spurrier, acompanhados de especialistas do segmento. A bateria iniciará com os espumantes da América do Sul (Argentina, Brasil e Chile). Após, serão degustados os produtos da Austrália, África do Sul e Nova Zelândia. Ao final de cada rodada, os resultados serão comentados pelo crítico inglês, sem avaliação por nota. Os rótulos degustados serão conhecidos apenas no final do evento.
A escolha dos espumantes brasileiros ficou a critério de Steven Spurrier. Já os produtos dos demais países foram indicados pelas respectivas associações de representação internacional (os “Wines of”), tendo como critério de seleção, rótulos disponíveis  no mercado de São Paulo (SP).

No encerramento, Spurrier traçará um panorama de cada nação com o perfil dos produtos degustados, e abordará as tendências do mercado de espumantes. A palestra será aberta ao público, com inscrições e vagas limitadas. Os painéis de degustação são voltados apenas para convidados.

Para o vice-presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, o evento deverá reforçar a tendência do Brasil como referência mundial na produção de espumantes. “O objetivo é mostrar o perfil dos produtos de cada país e onde o Brasil está inserido neste contexto. O espumante brasileiro tem personalidade própria e qualidade que tem sido reconhecida mundialmente”, afirma.
A promoção do evento é do Ibravin, com recursos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa/RS) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil) e apoio da Strauss, fabricante da taça oficial do espumante brasileiro.

Serviço – Panorama dos espumantes do Hemisfério Sul

Data: 25 de abril, sexta-feira

Local: Fecomércio-SP. Rua Dr. Plínio Barreto, nº 285, bairro Bela Vista, São Paulo (SP).

Programação

9h – Credenciamento

9h30 – Abertura, com o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Dirceu Scottá

10h – Degustação dos espumantes elaborados por método Charmat

12h – Degustação dos espumantes elaborados por método Tradicional

13h30 – Brunch

15h – Palestra sobre o mercado mundial de espumantes, com Steven Spurrier

Top Italian Road Show – dia 28 – Segunda-feira    

Top Italian Wines Roadshow fará mais uma vez no Brasil uma apresentação dos seus melhores vinhos, os Tre Bicchieri no consagrado Guia Gambero Rosso.

O evento, que já faz parte do calendário internacional dos vinhos italianos, passa por outros países, como Estados Unidos, Rússia, China, India.

São 60 das vinícolas de maior prestígio da Itália, com degustações e seminários temáticos, e a presença dos próprios produtores.

Programação: Feira de top italian wines com a presença dos produtores

Programação paralela:  2 Master Classes, conduzidas por um especialista italiano e 2 mediadores brasileiros

Número limitado de vagas em cada uma das Master Classes: 30; serão degustados 25 tre bicchieri em cada painel, só é permitido inscrever-se para um dos horários da Master Class, e a confirmação da inscrição fica sujeita a disponibilidade de vagas.

Horário do evento

Das 14h00 as 17h00 – horário preferencial de atendimento a imprensa e trade em geral

Das 17h00 as 19h30 – outros convidados em geral e consumidores

O acesso ao evento será dado apenas por convites, individuais e intransferíveis, previamente enviados.

Inscrições e informações:   e Tel (11) 5092-3248   

ll Grande Degustação Anual Wines of South Africa – Dia 29 terça-feira

Para fechar a maratona a Wines of South Africa, realiza pela segunda vez, um grande evento que vai começar com uma Master Class, aonde vou provar vinhos brancos e tintos, além de ouvir explicações dos produtores e dos representantes da WoSA (Wines of South Africa). Ao termino da provar, seguiremos para uma mini feira com outros vários vinhos daquele país.

O acesso ao evento será dado apenas por convites, individuais e intransferíveis, previamente enviados.

Inscrições e informações:   e Tel (11) 5092-3248