Viña Ventisquero é uma das participantes do projeto Top Winemakers, que traz ao Brasil um vinho inédito e singular,elaborado em conjunto por cem bodegas e enólogos chilenos. Cada vinícola participou da elaboração do vinho com umabarrica de Cabernet Sauvignon, e o resultado é um vinho que reflete a diversidade e o potencial enológico do Chile em umaúnica garrafa, que ganhou o nome de 100 Barricas do Chile.

O lançamento oficial do vinho começará pelo Brasil, em São Paulo, no evento Top Winemakers Chile, nos dias 1 e 2 de abril. A Ventisquero participa da série de seminários que vão marcar o lançamento do 100 Barricas do Chile, com uma novidade especial: a amostra inédita do Viognier de Huasco, do Deserto do Atacama, que ainda não é comercializado pela vinícola.

O vinho recebe alta influência costeira e a oscilação térmica do Vale de Huasco, junto à densa neblina e aescassez de água (ali caem apenas 40 milímetros de chuva por ano), fazem a videira se esforçar para sobreviver, e assim nascem uvas poderosas.O Viognier integra o seminário Vales Elqui e Limarí, conduzido pelo enólogo Felipe Uribe (terça-feira, dia 1º, às 10 horas).

Já no seminário com o tema Vale Colchagua (dia 1º, às 14 horas), com o enólogo Pablo Morandé, estará o Ventisquero Grey GCM, mescla das uvas Grenache, Carignan e Mouvedre. Felipe Tosso, enólogo-chefe da Ventisquero, encontrou o terroir ideal para o cultivo das três variedades, que têm origem mediterrânea, mas se adaptaram aos blocos únicos de La Robleria. O tinto foi eleito o melhor de Colchagua no Guia Descorchados 2013.

O projeto 100 Barricas do Chile foi liderado por Rafael Pietro, diretor da Top Winemakers. Os seminários acontecem das 9 às 18 horas, no Clube Atlético São Paulo (Rua Visconde de Ouro Preto, 119).

Viña Ventisquero

Criada em 1998, a Ventisquero é liderada por uma equipe jovem, criativa e de espírito empreendedor. Possui escritórios em países como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e China e seu portfólio apresenta vinhos premiados internacionalmente como o Pinot Noir Herú, além dos ícones Vértice, Pangea e Enclave, elaborados pelo enólogo-chefe Felipe Tosso em parceria com o enólogo australiano John Duval. Em 2012, foi a primeira vinícola a receber o ”Certificado de Sustentabilidade Wines of Chile” em 100% de seus vinhedos por suas práticas de certificação sustentável em todos os campos de cultivo. Em 2013, avaliada também nas categorias ‘adega’ e ‘responsabilidade social empresarial’, recebeu a segunda certificação por sua evolução em todas as áreas relacionadas à elaboração do vinho. www.ventisquero.com

Cantu Importadora

Empresa do grupo Cantu, com sede no estado do Paraná, a Cantu Importadora iniciou suas operações em 2004 trazendo ao Brasil os vinhos chilenos da Viña Ventisquero. Hoje, figura entre as maiores importadoras de vinho do país e conta com um amplo portfólio, com mais de 300 rótulos da Alemanha, Argentina, Espanha, França, Itália, Portugal e Uruguai. Entre as marcas de destaque, também estão Susana Balbo (Dominio del Plata), Ambrogio & Giovanni Folonari, Alexandre Relvas e Cockburn’s, o porto mais vendido do mundo.