Com recursos do Fundovitis, entidade divulgou relação de projetos contemplados por meio de chamada pública. O próximo processo de seleção ocorre no dia 30 de junho.

Para ampliar a divulgação dos vinhos brasileiros em todo o país, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) dá continuidade aos editais de apoio a projetos de promoção no mercado interno. Com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), repassados às entidades por meio de chamada pública, serão destinados R$ 105 mil para eventos e publicações nas cidades de São Paulo (SP) – maior mercado consumidor de vinhos –, Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Brasília (DF). 

O diretor executivo do Ibravin, Carlos R. Paviani, destaca a abrangência das ações encabeçadas por publicações importantes e com grande influência em alguns dos principais centros consumidores do país. Paviani informa que foi montado um comitê para a avaliação dos projetos, com critérios claros e objetivos sobre a importância de cada um para a divulgação do setor. “Procuramos dar a transparência necessária no processo e valorizar as iniciativas que contribuem para a imagem dos produtos vitivinícolas brasileiros”, diz. 

Os critérios para a destinação dos recursos estão estabelecidos em edital e seguem as regras contidas na Lei nº 8.666/93. A verba é fruto das contribuições das vinícolas do estado do Rio Grande do Sul ao Fundovitis, gerido pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), através do Conselho do Fundovitis.