O Esporão Reserva branco 2012 é mais um belo vinho produzido pela Herdade do Esporão no Alentejo, beneficiado pela ótima relação qualidade x preço. Elaborado a partir das castas Antão Vaz, Arinto, Roupeiro e Semillon, estagiou em cubas de inox e barricas novas de carvalho francês e americano durante 6 meses.

O ano foi extraordinariamente seco com uma precipitação anual muito abaixo da média, atrasando em duas semanas na vindima, e resultando em uma baixa produção, mas com uvas de grande qualidade e concentração.

Na taça apresentou um visual amarelo palha, nariz com uma boa salada de frutas, abacaxi, tangerina, pêssego e um toque mineral. O paladar é gordo, no qual as notas frutadas e minerais predominam. A madeira entra como coadjuvante, que aparece na dose certa, sem ofuscar a fruta e demais sabores. Saboroso, com ótima acidez, pedi um gole após o outro. Um branco de final longo e equilibrado. Acompanha muito bem um lombo de bacalhau. 14 de álcool | Nota: 92/100 | R$ 60,00

O rótulo é um show a parte. Todos os anos, o Esporão desafia um artista diferente, convidando-o para criar obras originais para ilustrar os rótulos dos seus vinhos ‘Private Selection’ e Reserva. Desde a primeira colheita, em 1985, alguns dos mais importantes artistas portugueses foram convidados.

No ano em que a empresa comemora 40 anos, o Esporão convidou o reconhecido designer de moda português, Felipe Oliveira Batista. Os rótulos desenhados pelo diretor criativo da Lacoste resultam da relação de paixão que há muito mantém com a planície alentejana e com a Herdade do Esporão. Os três rótulos que desenvolveu (Esporão Reserva Branco e Tinto e Esporão Private Selection Branco) foram inspirados nos valores do Esporão e em algumas das referências visuais da Herdade, como o sobreiro e a albufeira.