A variedade de uvas Pedro Ximenez é a rainha da denominação de origem e Montilla-Moriles de uva e vinho Alvear. Ela contém em suas sementes gosto alegre, quente e sensual no sul da Espanha.

Originário da região do Reno é dito ter sido introduzido na Andaluzia por um soldado do regimento de Flandres, que deu seu nome a esta variedade.

É um mosto rico em açúcar e vinho que vem naturalmente, ela atinge um nível de álcool entre 14 e 15,5 graus, sem cabeça (adicionar álcool para aumentar o nível de vinho).

As uvas Pedro Ximenez é uma variedade precoce, que geralmente é colhida no final de agosto ou início de setembro, quase um mês mais cedo do que no resto da Espanha, devido às altas temperaturas do verão na área.

O cuidado e a educação específica vinhos Pedro Ximenez doce nascem de Alvear. Estes vinhos são um dos mais originais e complexas nos porões Alvear.

Esta experiência tem visto a sua maior expressão no mítico PX Solera1830 e P.X. Solera 1910, considerados referências essenciais para o espanhol amantes do vinho doce.

Alvear é a vinícola única no mundo que produz uma gama completa de vinhos Pedro Ximenez doce. Sua cor rubi distintivo é o resultado de sua passagem pelo sol de “ferrywomen” Criaderas e carvalho americano.

Este vinho é doce e suave sol de uva obtido por Pedro Ximénez.

Durante a colheita das uvas estão espalhados ao longo de um tapete de esparto, onde lentamente os grãos passas. Uma vez que as uvas secas são pressionados você começa um mosto de espessura. A fermentação parcial do mosto ocorre em tanques de aço inox a temperaturas controladas.

Após a fermentação, o vinho é colocado em barris de carvalho onde envelhecerá pelo sistema de “Criaderas e peitoris.

Os barris de carvalho são empilhadas uma sobre a outra na faixa de primeira, que é ao nível do solo, chamado de soleira, de modo que ele está localizado no centro de incubação primeiro-lhes o segundo e assim por diante.

O vinho vai de um canil para outro (pulverizado), depois de verificar com o trabalho de Veneza, que o grau de velhice e envelhecimento é adequado para cada fase.

A etapa final da educação é a lareira, onde o vinho é retirado para a venda.

Assim, temos uma dinâmica de criação e, especialmente, para manter a técnica, de uma essência bastante simples e quase mágico de que o vinho primeiro começamos a reprodução, quando estabeleceu o peitoril.

Além da tradicional Solera Pedro Ximenez, Alvear Pedro Ximénez produz vários vinhos de uma única safra. A originalidade destes vinhos são feitos a partir de uvas Pedro Ximenez passas ao sol de uma colheita de parentalidade até estático, com ou sem madeira, dependendo do tipo de vinho. Assim, a data indicada no rótulo se refere ao ano de incorporação da lareira, mas o exercício efectivo da colheita.

Na minha avaliação um vinho incrivel, caldo grosso, um belo vinho de sobremesa. Vale a pena degustar !

ST(95)