Continuando com os comentários sobre a recente “Press Trip” ao Sul do Brasil, promovida pela (Apromontes), (Aprovale) com apoio da (ABE), falo hoje sobre a visita incrível na Dal Pizzol Vinhos Finos, na Rota das Cantinas Históricas, em Faria Lemos, que você precisa incluir em seu próximo roteiro pela região. A vinícola fica fora da região demarcada do Vale dos Vinhedos, mas dentro de Bento Gonçalves.

A proposta é proporcionar ao visitante além da apreciação de bons vinhos e espumantes, um contato com a natureza e a história do vinho, em um verdadeiro Parque Temático a céu aberto, com área total de 80 mil m².

Logo na chegada, fomos recebidos com um brinde por Antonio Dal Pizzol (diretor comercial da Dal Pizzol), Simara Troian (coordenadora comercial da vinícola), Dirceu Scottá, (enólogo da vinícola e presidente da Uvibra) e por Rinaldo Dal Pizzol, (diretor de patrimônio da Dal Pizzol).

O Espumante Brut “Dal Pizzol” é obtido pelo Método Charmat Longo. Elaborado a partir de um vinho base de Pinot Noir, Riesling Itálico e Chardonnay. Na taça se mostrou frutado e bastante refrescante, ideal para o clima tropical brasileiro.

Seguimos para conhecer o museu com peças e produtos vínicos bastante antigos. O espaço conserva diferentes tipos de garrafas vendidas ao longo dos anos, uma coleção de saca-rolhas, utensílios agrícolas, e até ânforas, vasos de cerâmica onde os antigos romanos armazenavam o vinho, tudo isso com o objetivo de preservar e apresentar ao visitantes a história do vinho no Brasil e no mundo. Por lá, você também poderá conhecer uma variedade de garrafas datadas entre as décadas de 1930 e 1950.

Coleção de saca-rolhas

Ândoras

Tipos de garrafas

Máquinas antigas

A vinícola também preserva e intitula de “Vinhedo do Mundo” uma coleção de parreiras com 300 variedades de uvas de 5 continentes e de 23 países.

Refosco – Itália

Malbec – França


Para quem aprecia os vinhos antigos, essa parte é muito interessante. No antigo forno da olaria, conservado e restaurado, foi instalada em 2005 a ENOTECA dos vinhos Dal Pizzol, com uma coleção de garrafas de safras antigas desde a sua fundação, hoje consideradas peças de museu, explica o enólogo Dirceu Scottá (foto acima).

Enoteca

Cabernet Sauvignon 1985

Cabernet Franc 1992

Gamay 1993

Outro grande destaque são os animais exóticos que passeiam livremente pelo parque, como esse pavão que se apresentou para o grupo.

Lindo Cisne Negro

Para almoços ou jantares somente “sob reserva”, você poderá apreciar no Ristorante Enoteca Dal Pizzol, uma gastronomia típica italiana em um ambiente privilegiado pela natureza.

Salada

Batata com creme chedar

Enoteca Dal Pizzol 2011 é o nome do vinho de elite da vinícola, um corte de uvas com 70% de Merlot, 15% de Cabernet Sauvignon e 15% de Cabernet Franc, sendo que a Merlot e a Franc são da serra gaúcha e a Cabernet Sauvignon é da campanha.  Estagio por 18 meses em tanques de inox + seis meses garrafa. Não passa por madeira. Produção limitada a 6 mil garrafas. O preço da garrafa é de 65 reais. Na taça apresenta uma fruta limpa, elegante, bom corpo e uma acidez pedido refeição.

Frango com cebola e bacon

PARQUE TEMÁTICO
Rodovia RS 431 – km 5 – Distrito de Faria Lemos
Segundas às sextas-feiras, das 9 horas às 11h40min e das 13h30min às 17 horas
Sábados, Domingos e Feriados, das 10 horas às 16h30min
Telefones: 54 3452-2055 e 54 3439-1311 (horário comercial)

DAL PIZZOL VINHOS FINOS
Adega: Faria Lemos – Distrito de Bento Gonçalves
Escritório: Rua Dr. Casagrande, 418 – Cx. P. 520 – 95700-000 – Bento Gonçalves – RS
Reservas e informações – Tel.: (54) 3452.2055 – Fax: (54) 3452.2037
[email protected] – www.dalpizzol.com.br

E-mail: 
Site: www.dalpizzol.com.br