Atração especial da Festa do Espumante Brasileiro – Fenachamp 2013, a supertaça de cristal com 223 cm de altura, 33 quilos e capacidade para 186 garrafas de espumantes foi confeccionada na vidraria da Madelustre, fabricante de luminárias de Garibaldi-RS.

A confecção da peça exigiu moldes, ferramentas e sistemas especialmente elaborados conforme as técnicas de Murano/Itália de fabricação de vidro soprado e vidro moldado. Foram mais de três meses de trabalho, tentativa e erro para chegar ao produto final,  com dedicação e criatividade da equipe.

O processo de sopragem do vidro, por exemplo, precisou ser compartilhado por mais de um profissional, de forma rápida e precisa, a fim de não perder o ponto ideal de moldagem. A maior dificuldade era manter uma espessura uniforme nas paredes do corpo da taça. Para temperar a peça, foi necessário confeccionar um suporte especial e o acabamento final de corte e usinagem precisou ser improvisado, já que não cabia na máquina de corte. O processo de fabricação mereceu a elaboração de um vídeo que será apresentado ao público da Fenachamp.

“Esta foi a maior peça já confeccionada em nossa vidraria. A equipe ficou muito motivada com o desafio e não poupou esforços. O resultado final ficou muito bom e definimos que seria o marco inicial das comemorações da empresa, que em abril de 2014 completa 30 anos,” afirma Clóvis Furlanetto, diretor da Madelustre.

A taça está exposta na entrada dos pavilhões da Fenachamp. A organização da festa formalizou sua inscrição para o Guiness Book. O atual recorde de maior taça de espumante do mundo é ucraniano com volume para 75 garrafas e 150cm de altura. 

No próximo dia 12, o público da Fenachamp acompanha a tentativa de quebra do atual recorde com o enchimento da supertaça, sob a supervisão de representantes do setor de bebidas e da área de arquitetura e engenharia. Tudo será filmado e documentado para avalizar a veracidade do feito.

Fenachamp

A Fenachamp  2013 começou dia 3 a vai até 27 de outubro, durante os finais de semana, no Parque da Fenachamp, em Garibaldi, na Serra Gaúcha. É considerada a maior festa do gênero do Brasil. O evento deste ano celebra o centenário da elaboração do primeiro espumante brasileiro, feito em Garibaldi em 1913.

A organização da Fenachamp pretende repetir o êxito de maior sabrage coletivo do mundo. Na edição de 2011, 196 pessoas participaram do ritual, o que garantiu a inserção da façanha no Guiness Book. Para 2013, já estão inscritas 300 pessoas.