Concurso cultural Copa Vinhos do Brasil inicia nesta semana colocando à prova os conhecimentos para construção de esquemas táticos de harmonização. Participantes da Bahia estarão concorrendo para a segunda fase do jogo, a ser realizada amanhã, na etapa Salvador do Circuito Brasileiro de Degustação.

Boa parte dos brasileiros já bancou o técnico de futebol e montou escalações hipotéticas com seus craques favoritos. Agora, esse exercício de imaginação foi transportado para o mundo dos vinhos. No concurso cultural Copa Vinhos do Brasil, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) convida os internautas a montar uma seleção brasileira de vinhos e espumantes, definindo as melhores variedades para cada momento. Os técnicos mais bem sucedidos poderão conhecer a Serra Gaúcha e, ainda, virar embaixadores dos rótulos brasileiros em sua região.

Para participar, o primeiro passo é brincar no aplicativo hospedado em www.copavinhosdobrasil.com.br. De acordo com seu perfil de consumo de vinhos e espumantes, o jogador escolhe um esquema tático e escala um time de rótulos para diferentes situações. Os momentos incluem jantar romântico, piqueniques, almoço em família, shows e futebol.Na descrição dos produtos, as características e as dicas de harmonização são apresentadas em linguagem acessível, fazendo alusão ao universo do futebol.

Os times montados no aplicativo recebem uma pontuação, e os melhores classificados serão convidados a participar da etapa do Circuito Brasileiro de Degustação na região onde moram. Esta será a segunda etapa do concurso, quando os participantes degustam e escolhem no local, dentre os rótulos apresentados pelas vinícolas, um novo time de produtos. Os melhores classificados de cada região ganharão uma viagem para a Serra Gaúcha, onde disputarão a finalíssima nacional. O grande vencedor receberá como prêmio um tour pelas principais regiões produtoras de vinho no país. Além da Serra gaúcha, visitará as regiões dos Campos de Cima da Serra, Serra do Sudeste e Campanha, no Rio Grande do Sul, o Planalto Catarinense e o Vale do São Francisco.

O gerente de Promoção e Marketing do Ibravin, Diego Bertolini, explica que a intenção é, por meio de uma brincadeira, levar informação sobre os vinhos brasileiros e reforçar a imagem do produto junto aos consumidores. “Nosso objetivo é descomplicar o consumo de vinhos e relacionar a bebida a diferentes momentos de consumo, nos aproximando do público que está nas redes sociais”, adianta.

A primeira rodada da Copa Vinhos do Brasil ocorre já nesta semana. Os participantes que residem na Bahia poderão acessar o hot site entre hoje (9) e amanhã (10) e os melhores classificados serão convidados para participar da segunda etapa, no Circuito Brasileiro de Degustação, em Salvador, que será realizado no Yacht Clube (Av. Sete de Setembro, 3252), a partir das 16h.

No final deste mês, os consumidores de outros países que participarem de eventos do Wines of Brasil – projeto de promoção do Ibravin em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – também poderão integrar o concurso e testar seus conhecimentos na versão em inglês do aplicativo. O hotsite da Copa Vinhos do Brasil foi desenvolvido pela agência porto-alegrense de marketing digital Negalize.