Vinho, gastronomia e cultura fazem parte do Rio Wine and Food Festival

O Rio de Janeiro recebe o RIO WINE AND FOOD FESTIVAL (RWFF) entre os dias 07 e 13 de Outubro. Trata-se de um projeto inédito no Brasil, que tem como objetivo impactar o carioca e atrair visitantes para cidade através do vinho e da gastronomia. “Não existe hoje no Brasil um grande evento de vinhos realmente voltado para o consumidor. Ainda mais unindo o vinho e a gastronomia às outras formas de arte, cultura e entretenimento” – fala Sergio Queiroz, um dos organizadores – “Será um festival antenado, para um público de bem com a vida, que busca na gastronomia e em bebidas especiais como o vinho, os prazeres da vida”.

O festival acontecerá em vários locais da cidade. Na Zona Sul, passando pelo Centro até a Zona Oeste. Dos salões do Copacabana Palace aos botecos da Lapa, da gastronomia francesa à pizza, permeando pela brasileiríssima feijoada, ainda pelos petiscos de boteco, sempre acompanhados de bons vinhos, sejam nacionais ou importados. É esse o espírito do evento.

O movimento Rio Rolha Zero, acontece na semana do evento com os principais restaurantes da cidade, que não cobrarão a taxa de rolha. Nomes de peso já estão confirmados, tais como: o Cipriani, Paris, Mr Lam, Alloro, Terzetto, Uniko, Eccellenza, entre outros. Todos motivados pelo incentivo ao consumo de vinhos, que a cada dia está mais associado à saúde e ao bem viver. Na Europa, a bebida é tratada como alimento, o que contribuiu para adoção de baixas taxas de impostos.

Dentre as diversas ações programadas, um dos destaques é a Grande Prova Brasil: uma super degustação às cegas, com curadoria do expert Marcelo Copello, que apresentará ao mercado a qualidade e diversidade de rótulos produzidos no Brasil.

O seminário Vinho & Mercado, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), dará o enfoque empresarial à semana. Os principais nomes do mercado produtor e importador debaterão sobre temas como marketing, vendas e e-commerce, no dia 9 de Outubro, na sede da instituição, em Botafogo. A Associação Brasileira de Sommelier (ABS) participa com a realização do grande concurso para escolha do melhor sommelier do Rio de Janeiro.