Tokaj – Hegyalja, ou simplesmente Tokaj, é formada por 26 vilarejos ou cidades e tem uma área de pouco mais de 5.000.00 hectares. Desde o século 18 (1772) tem um sistema de classificação de vinhedos que os húngaros consideram como sendo o primeiro no mundo?

Essa região produz, além de vinhos doces, bons brancos secos à base de furmint e hárslevelu, principais variedades na produção do Tokaji Aszú. Outras uvas, como a oremus (cruzamento entre bouvier e furmint) e a muskotály (muscat luneel) entram um pouco na mistura do Tokaji.

Aszú designa uvas afetadas pelo fungo Botrytis, causador da podridão nobre (desejável nos grandes vinhos doces), e não a podridão cinza (indesejável)?

As uvas aszú chegam à vinícola em recipientes de madeira, que comportam entre 20 kg e 25 kg. Essa baciada tradicional de uvas tem uma importância muito grande em termos de medida de doçura do Tokaji Aszú. Cada caixa de madeira tem a medida de 1 puttonyo ou putt. O Tokaji Aszú pode ser 3, 4, 5 ou 6 puttonyos – o “3″ tem 60 g/l de açúcar, o “4″, 90 g/l, o “5″, 120 g/l, e o “6″, 150 g/l.

O Aszú Essencia, raro e caro, tem que ter no mínimo 180 g/l e, na sua produção, as uvas não são prensadas mecanicamente, mas esmagadas pelo seu próprio peso. Esse vinho substituiu, no mercado, o Eszência – intensamente doce (o teor de açúcar pode superar 750 g/l). A sua longevidade é tão grande, que algumas garrafas da safra de 1811, da “colheita do cometa” (ano em que o Halley foi visto), são hoje muito disputadas pelos ricos amantes do vinho.

Na taça o Tokaji Pendits Aszú Essencia 2000 apresentou uma visual amarelo brilhante, aroma franco e complexo, lembrando frutas como abacaxi, casca de laranja, toque mineral, alternado com damasco e mel. O paladar mostrou grande untuosidade e dulçor, equilibrado por uma excelente acidez, conferindo um inusitado frescor. Final macio, bastante agradável e longo. Um vinho de meditação! Avaliação Pessoal: 99/100 | R$ 752,70 | Importadora Decanter