Depois de 46 meses maturando, o mais novo espumante da Gran Legado Vinhos e Espumantes, do Vale dos Vinhedos, está pronto. Numa tiragem única, mas com possibilidade de se repetir em safras especiais, o Espumante Omaggio, no estilo Nature, é a novidade da vinícola que agora passa a contar com um espumante na linha Premium. A estreia do produto será na Expoagas 2013, que acontece de 20 a 22 de agosto, em Porto Alegre.

As 1,2 garrafas apenas, todas elas numeradas, trazem a combinação do vinho base elaborado a partir das variedades Chardonnay – esta predominante – e Pinot Noir, ambas da excepcional safra de 2009. Foram três anos e 10 meses em maturação sur lie (em contato com as borras). Segundo o enólogo Christian Bernardi, o tirage, ou seja, início da tomada de espuma na garrafa, começou ainda em outubro de 2009 e o degorge, retirada das borras , ocorreu no início deste mês. “Apesar de não ser um produto de linha, o Omaggio poderá voltar com nova tiragem, sempre que for registrada uma safra espetacular. Este, da safra 2009, exprime o talento do Brasil em elaborar espumantes únicos, com qualidade superior”, destaca.

Devido aos longos 46 meses maturando, o Omaggio apresenta extraordinária complexidade aromática, com notas de frutos secos, amêndoas, especiarias e torrefação. No paladar, o estilo Nature, revela um produto de ataque franco, entretanto de evolução elegante e prolongada.

Para se chegar a este resultado, a qualidade da matéria-prima é parte indissociável no processo. As uvas foram cultivadas em vinhedos próprios, junto a vinícola, no Vale dos Vinhedos. Os vinhedos estão localizados em encostas, numa altitude relativamente superior ao do Vale, o que favorece o cultivo de uvas destinadas àelaboração de vinhos e espumantes diferenciados.

Tributo

Ao apresentar Omaggio, a Gran Legado Vinhos e Espumantes presta uma homenagem ao legado deixado pelos antepassados que vieram da Itália e se instalaram na região trazendo em sua bagagem o amor e a experiência no cultivo da videira e na elaboração de vinhos. O tributo reverencia a cultura do vinho preservada pela tradição passada dos imigrantes italianos. ”Omaggio”, em italiano, quer dizer ”Homenagem”.