308 amostras inscritas na 21ª Avaliação Nacional de Vinhos serão degustadas por 120 enólogos

Há 21 anos a rotina se repete. E a cada safra, a Avaliação Nacional de Vinhos é sempre um momento surpreendente. A 21ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2013 se prepara para uma de suas mais importantes etapas. Amostras inscritas e coletadas, é chegada a hora da degustação que vai selecionar os 30% representativos da safra num universo de 308 amostras inscritas por 63 vinícolas brasileiras. Em oito dias, 120 enólogos terão o desafio de, às cegas, avaliar cada um dos vinhos. O resultado será apresentado para um público de 850 apreciadores no dia 28 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

O cenário é o Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, onde de 20 a 29 de agosto acontecerá a degustação de seleção. Os enólogos, divididos em oito grupos, cada um com 15 integrantes, degustarão as amostras às cegas seguindo critérios internacionais. Os dois primeiros grupos (A e B) entram em ação nos dias 20 e 21 de agosto. Cada um deles degustará vinhos diferentes. Nos dias 22 e 23 será a vez dos grupos C e D; nos dias 26 e 27, E e F e nos dias 28 e 29, G e H.

A degustação de seleção, além de colocar à prova a técnica dos enólogos, também é um momento de integração entre os profissionais. “Degustamos às cegas cada amostra e compartilhamos impressões. É um momento de construção que agrega conhecimento a cada um de nós”, destaca o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Luciano Vian.

Os 93 vinhos classificados entre os mais representativos da safra 2013, ou seja, 30% das 308 amostras, serão conhecidos no dia 28 de setembro. As inscrições para o público participar deste momento abrem dia 3 de setembro por meio do www.enologia.org.br.

A Avaliação Nacional de Vinhos é uma promoção da ABE com a coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho.