Estive ontem na loja Enótria, Praia do Canto, Vitoria-ES, para degustar os premiados vinhos da vinícola nacional Vila Francioni, que agora é exclusividade da Casa. Estavam presentes amigos e novos amigos, Ademar Bermond, Sergio Zuliane, Roberto Lima, Luis Polese, Orlando Caliman, Hedy Locatel, Gilberto Faria e os proprietários da loja Helio Massoni e Simey Santos. O papo estava muito amigável e agradável, com todos querendo aprender mais sobre o vinho nacional. Os vinhos surpreenderam a todos, pela grande qualidade. É impressionante a quantidade de brasileiros que ainda não conhecem os grandes vinhos de seu país.

O Sauvignon Blanc da vinícola foi destaque no guia Descorchados, em 37°, na lista dos 50 tops da America do Sul. O vinho brasileiro mais bem colocado.

Foram degustados desde o Joaquim Tinto e Rosé aos aclamados Villa Francioni, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Francesco e Vila Francioni Tinto.

Descrição pessoal:

1° Vila Francioni Sauvignon Blanc 2008 – 13% – 100% Sauvignon Blanc

Coloração esverdeada brilhante, com aromas de cajá, grama cortada leve e algum mineral. Na boca se mostrou com boa estrutura, equilibrado, boa persistência.

2° Vila Francioni Chardonnay Lote II 2008 – 13% – 100% Chardonnay

O melhor vinho do painel, impressionou a todos, um vinhaço !

Coloração amarelo palha, forte ataque aromático, mostrando uma complexidade de aromas, tostado, mel, doce de leite, que foi variando e persistindo até o final da degustação, não parou de crescer. Na boca estava carnudo,prazeroso, equilibrado e com longa persistência. Ótima Companhia para uma Lagosta.

3° Joaquin Rose 2008 – 13,4% – Cabernet Sauvignon e Merlot – Fermentação em inox

Coloração vermelho vibrante, aromas de frutas vermelhas, com o grande forte o seu frescor.

4° Joaquim Tinto – Cabernet Sauvignon e Merlot – 13,6% – 10 meses em carvalho francês

Coloração rubi, aromas sutis de sândalo, ameixa com boca redonda, corpo médio e boa persistência.

5° Francesco 2006 – Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Malbec e Syrah – 13,8% – 12 meses em carvalho francês

Visual escuro, com aromas de ameixa, cassis, cereja e especiarias. Na boca, boa estrutura, macio, equilibrado com uma boa persistência.

6° Vila Francioni Tinto – Cabernet Sauvigon, Merlot, Cabernet Franc e Malbec – 13,3% – 15 meses em carvalho francês

Visual rui brilhante, aromas iniciais de chocolate, especiarias e frutas vermelhas. Boca com tanino aveludado, álcool integrado e persistência longa. Foi elaborado a partir de uvas selecionadas nos melhores vinhedos, com maceração longa, separação de vinho prensa e sem filtragem.

História:

A Vinícola Villa Francioni foi fundada na Região de São Joaquim em Santa Catarina, pelo Sr. Manoel Dilar, que encontrou através da dedicação e seriedade um caminho para constituir um projeto promissor e duradouro.

Hoje a Villa Francioni conta com várias premiações re conhecimento Mundial, como declarou o crítico espanhol José Penin, ” ….Sucursal ilustre do Medóc, Saint Emilion, Toscana e Bourgogne. Milagre de uvas frescas, altas e virgens, capazes de produzir os melhores vinhos do Brasil “.

Sem duvida a Villa Francioni é hoje uma da melhores vinícolas do Brasil, produzindo vinhos de Qualidade diferenciada e única.