E por falar em África do Sul, provei na noite de ontem, dentro do projeto Winebar (conheça aqui), a marca de vinhosHouse of Mandela“, comandada por Makaziwe Mandela e Tukiwini Mandela, filha e neta do histórico presidente sul-africano Nelson Mandela. Apesar de serem novas neste ramo, ambas acreditam que sendo a marca Mandela uma marca sul-africana, ela vai dar mais visibilidade aos vinhos sul-africanos, um sector muito importante na economia do país e um dos maiores empregadores no mercado de trabalho.

Os vinhos da Coleção Thembu, capturam a essência da cultura, patrimônio, raiz, valores de família e todos os outros valores que defendem. Refletem as lições que aprenderam com seus ancestrais da tribo Thembu e desta maneira engarrafaram estas histórias para que elas cheguem a todo mundo. House of Mandela é simbolicamente representada pela “Abelha”, que também é um símbolo para o povo sul-africano. A “Abelha” é o polinizador de culturas alimentares, sem ela, o mundo seria mudado para sempre. Para House of Mandela, a abelha representa coragem, compaixão, preocupação com próximo, através de atos de bondade e de partilha. As asas das abelhas também representam as ramificações da família e retrata o ciclo interminável de vida.O vinho melhora com a idade e é um símbolo poderoso de transformação.

Confesso que antes de provar os vinhos tinha uma baixa expectativa. Porém ao colocar na taça, fui surpreendido com a sua ótima relação qualidade x preço.

HOUSE OF MANDELA THEMBU COLLECTION SAUVIGNON BLANC – Região: Western Cape – África do Sul Uvas: 100% Sauvignon Blanc

Um vinho bastante fresco e agradável. Muita tipicidade. Se provado às segas não negaria ser da casta Sauvignon Blanc. Aromático, franco, apresentando notas de maracujá, sutil grama cortada e abacaxi. Paladar fresco, confirmando o nariz. Equilibrado. Tudo que se espera de um SB, ótimo para bebericar e abrir os trabalhos. Nota 88/100 | R$ 39,00 para compras através do site www.ravin.com.br.

HOUSE OF MANDELA THEMBU COLLECTION PINOTAGE 2012 – Região: Western Cape – África do Sul Uvas: 100% Pinotage

Gostoso, fácil de beber, mas pede tempo na taça. A princípio não encantou, mas com 20 minutos, abriu, e mostrou a que veio. Um vinho de médio corpo, aromático e também com boa tipicidade – apresentando notas de ameixa, fósforo, defumado e uma torrefação encantadora. Nota: 90/100 | R$ 39,00 para compras através do site www.ravin.com.br.