Château Cos d’Estournel é uma adega na AOC Saint-Estephe dentro da comarca doMédoc, pertencente à região vinícola de Bordeaux, bem como o vinho tinto que se elabora nesta propriedade. É um Deuxiémes Crus na Classificação Oficial de 1855. A propriedade fica junto ao Chateau Lafite Rthschild.

O nome Cos refere-se a uma “colina de guijarros” em dialecto gascón e o nome Cos d’Estournel deu-se, em 1810, Louis-Gaspard d’Estournel. O Chateau, como muitos outros da zona, mudou de mãos várias vezes ao longo da história, começando em 1852 quando foi adquirido pelo banqueiro inglês Charles Cecil Martyns. Em 1869, foi vendido à família espanhola Errazu, só para ser vendido de novo 20 anos depois em 1889 à família Hostein, com sede em Bordeaux. Através de seu casal com Marie-Thérèse Hostein, Louis-Victor Charmolue, quem também era proprietário do Château Montrose, obteve o controle de Cos d’Estournel em 1894. Finalmente, em 1917, vendeu-se a Fernand Ginestet. O château tem permanecido na família Ginestet desde então, convertendo-se em 1970 em parte de “Domaines Prats”, o holding combinado dos Ginestet e os Prats, e controlado por Bruno Prats.

Château Cos d’Estournel produz dois tintos: seu Grand e o seu segundo vinho, Lhes Pagodes de Cos.

Tende a levar mais Merlot que outros vinhos da margem esquerda.

Este vinho foi o melhor de uma horizontal de Bordeaux 1996, que vou postar em separado esta semana.

Notas de prova MF:

Visual, belo rubi tendendo ao granada e halo praticamente sem sinais de evolução. Aromas de frutas vermelhas em segundo plano, madeira equilibrada, grafite e alguma nota floral. Essas características se alternaram todo o tempo. Num determinado momento era uma nuance da fruta que chamava a atenção, para logo em seguida sobressair um traço floral ou um caráter mais mineral, e assim foi a noite toda. Na boca estava estruturados, com taninos firmes porém nada agressivos, ótima acidez e excelente persistência.

2ème cru classé de St. Estephe (95WS e 93RP) ST97- Chateau Cos d’Estournel 1996 – AOC: St. Estephe – 65% Cabernet Sauvignon/ 35% Merlot