Atendendo ao comandante Alexandre Frias segue o meu post do melhor vinho do ano de 2009. A idèia è fazer o maior post do mundo em conjunto com todos os blogueiros do ENOBLOGS !
O vinho foi degustado no evento expovinhos em Vitoria, junto com outros icones do mundo, Cobos Unico, Ornellaia, Pontet Canet, La Cueva de Contador estava fantastico !!!
Um tinto que dependente de safras extraordinárias para ser elaborado, que não é disponível todos os anos.
É comparado às excelentes produções francesas, o primeiro lote foi em 1989.

As safras mais destacadas do Casa Real, são as de 1995 (O melhor de 2009), 1997 e 1999, em função do clima quente e do calor que favoreceu a maturação ideal das uvas.

Os frutos do Casa Real, considerado um tinto ICONE, são colhidas manualmente de vinhas com mais de 50 anos de idade, posicionadas em 10 hectares no Alto Jahuel, no Vale do Maipo, a lavoura mais nobre de Cabernet Sauvignon.
São colhidas 3 toneladas de uvas por hectare, que geram 2,5 mil caixas do Casa Real, com 12 unidades cada, ou seja, conceito de “boutique” no que diz respeito ao volume.

A safra 1995, especificamente, com 14 anos de guarda completados em 2009, está no auge para consumo.
Elaborado com uvas colhidas de vinhedos com mais de 50 anos, o Casa Real 1995 possui uma cor rubi bem intensa, com certo toque alaranjado (atijolado), por conta do envelhecimento e de mais de uma década guardado.

Um vinho com muita concentração, o Casa Real 1995 apresenta uma cor vermelha-rubi muito intensa, com reflexos alaranjados ou atijolados.

Seus aromas são de frutas maduras, de compotas. Algo de especiarias e herbáceo, além da torrefação evidente!.

Na boca, um veludo, ótima acidez, e taninos  evoluídos, ou seja, um Top de linha !
Este foi o meu melhor vinho do ano !

Casa Real 1995
Cabernet Sauvignon 100%
Maipo
13,5% Alc
R$ 440,00
95 RP
ST(97)