Após elaborar o próprio vinho, a turma formada por 22 alunos receberá das mãos de Adriano Miolo o certificado de conclusão do curso

Depois de reunirem-se no decorrer de um ano acompanhando o desenvolvimento de toda a safra 2013 – tendo a colheita como ponto alto, quando vinificaram uvas da variedade merlot – os formandos da terceira turma do curso Winemaker Vinhos Tintos da Escola do Vinho Miolo estarão, entre 28 e 30 de junho, na sede da vinícola em Bento Gonçalves/RS. Neste último encontro, os alunos definirão o corte dos vinhos que elaboraram e participarão da formatura em um jantar temático especial, preparado no SPA do Vinho. 

O primeiro encontro da turma ocorreu em agosto de 2012, quando a turma realizou a poda verde nos vinhedos e aprendeu técnicas de viticultura na condução das plantas. Em novembro, eles estudaram o ciclo vegetativo da videira e realizaram a poda verde. Em março, colheram e selecionaram as melhores uvas que deram origem ao vinho Winemaker. 

Sobre o programa: 

O programa Winemaker é formado por três módulos: o primeiro, destinado a elaboração de vinhos tintos, o segundo, destinado a elaboração de espumantes e que ocorre em Bento Gonçalves/RS e no Vale do São Francisco/BA, e o último, destinado a vinhos brancos, que acontece na região da Campanha/RS. A sequência de módulos deve ser seguida, não podendo um participante começar a partir do segundo ou terceiro módulo, por motivos de formação e conteúdo. 

Primeiro Módulo (Winemaker – vinho tinto): 

Através dele, é possível elaborar seu próprio vinho tinto dentro da Vinícola Miolo, utilizando suas uvas, estrutura e profissionais. O programa envolve desde os tratos culturais da videira, podas e outras atividades a campo, sempre guiadas com agrônomos e enólogos, até a elaboração do vinho, partindo da colheita, todos os processos da vinificação (agregado do pé-de-cuba, análises etc.) até chegar ao envelhecimento do vinho, definição dos cortes e rótulos (personalizado para cada participante). 

Durante o período das quatro visitas, os participantes ficam hospedados no luxuoso Hotel e SPA do Vinho Caudalie, que fica em frente à Miolo. Participam de degustações especiais, além dos jantares e almoços temáticos e harmonizados. 

O vinho elaborado através do programa Winemaker é um Merlot, que pode receber em seu corte outros vinhos, a ser definido pelo grupo. O vinhedo exclusivo winemaker é uma das melhores parcelas do vinhedo da família, e está localizado dentro do Lote 43, na região demarcada do Vale dos Vinhedos. 

Todo o programa é conduzido pelo enólogo da família, Adriano Miolo, e por toda a equipe técnica da empresa, desde engenheiros agrônomos, enólogos, até a equipe de laboratório e vinícola.

O programa inicia em agosto, onde são abordados aspectos como: viticultura, tratos culturais, podas e toda a parte agronômica. O valor do programa é de R$ 12 mil, pagos em 12x sem juros, através de boleto bancário. O valor envolve hospedagens, transfer a partir de Porto Alegre, almoços e jantares e todas as atividades e degustações propostas, além de 10 caixas do vinho elaborado com rótulo personalizado. 

A próxima edição do Winemaker Vinhos Tintos (módulo I), único curso do gênero na América Latina, começa em agosto de 2014 e já está com as pré-inscrições abertas.