Natural do município de Alegre, Juarez Campos começou a cozinhar para os amigos na república em que morava quando passou a estudar em Vitória.  

Formado em farmácia, por mais de três décadas ele conciliou a atividade de professor universitário com as incursões na gastronomia, até que, em 2004, decidiu dedicar-se apenas à química dos alimentos.  

No início dos anos 80, Juarez aproveitava as férias para fazer estágios em restaurantes de São Paulo, como o La Tambouille e o Máximo.

O aprendizado também incluiu cursos no exterior, em cidades como Nova York, Paris e Florença.  

Em 2004, formou-se pelo Instituto de Culinária Italiana para estrangeiros. Mas não parou de pesquisar e estudar, nem pretende.  

O resultado de tanta dedicação pode ser conferido nos elaborados cardápios dos seus dois restaurantes em Vitória, o Oriundi e Brasiliano.

A cozinha criativa de Juarez rendeu-lhe o título de Chef do Ano pelo júri de VEJA Espírito Santo.

Ingredientes:

1,5 litro de molho de peixe à capixaba
360 g de arroz arbóreo
6 filés de peixe de carne branca ( merluza, badejo, robalo ou vermelho )
6 patinhas de caranguejo temperadas e cozidas no caldo de peixe
3 tomates sem semente picados
1 cebola media picada
3 colheres de sopa de coentro picado
2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
2 colheres de sopa de Grana padano ralado
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de óleo de urucum
2 colheres de sopa de azeite
½ xícara de vinho branco seco
apara de peixe a gosto
limão a gosto
pimenta malagueta a gosto
óleo de algodão a gosto
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

1 Corte os filés de peixe e reserve as aparas. 2 Tempere os filés e as aparas com sal, pimenta do reino e limão e grelhe os filés em uma frigideira anti-aderente com óleo e pré-aquecida. 3 Refogue a cebola na metade da manteiga e azeite, doure as aparas de peixe rapidamente, acrescente o arroz e refogue um pouco. 4 Adicione o vinho branco e deixe evaporar o álcool. 5 Junte os tomates, o óleo de urucum, a metade do coentro e adicione o caldo de peixe em ponto de fervura aos poucos, quando o arroz tiver AL dente desligue o fogo e adicione o restante da manteiga, o grana padano, o restante do coentro e a cebolinha verde, acerte o tempero e adicione algumas gotas de pimenta malagueta em conserva.

Receita do chef Juarez Campos, Oriundi, Vitória, ES.