O enólogo da Dal Pizzol, Dirceu Scottá, é o novo presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra). A eleição ocorreu na noite da segunda-feira, 27, em Assembleia Geral Ordinária na sede da Dal Pizzol. Scottá assume o compromisso de presidir a entidade no biênio 2013 – 2014, cheio de fôlego para encarar os desafios do setor vitivinícola.

Dirceu afirma que seu trabalho será focado na continuidade dos trabalhos iniciados na gestão anterior, pelo então presidente Henrique Benedetti. Scottá enxerga a necessidade da luta do setor pela diminuição da carga tributária do vinho, já trabalhado pelo Comitê Tributário. Entre os desafios, o enólogo lembra da aproximação do setor com a entidade. “Queremos chegar mais perto da classe vitivinícola, seja por meio dos grupos técnicos que trabalham pela melhoria da qualidade da matéria-prima, ou pela participação do empresariado junto a entidade”, define.

Esse não é o primeiro compromisso que o enólogo assume dentro do universo do vinho. Scottá já foi presidente duas vezes da Associação Brasileira de Enologia (ABE), nos anos de 2004 e 2007. Também foi eleito, no ano passado, Enólogo do Ano. Atua há mais de 20 anos como enólogo da Dal Pizzol Vinhos Finos onde trabalha não só com a elaboração dos vinhos e espumantes mas também coordena o processo de degustação e o setor de marketing.