Aconteceu na noite do 2°dia na Vitória ExpoVinhos 2010 uma degustação de Top Chilenos, das regiões Maipo e Maule. Ariel Perez (Casa do Porto), conduziu de forma dinâmica e participativa este painel de degustação.


A princípio os vinhos foram divididos em dois grupos, a primeira fileira com três vinhos e a segunda com quatro. Com seqüência da esquerda para direita como nas degustações profissionais. Após a apresentação dos vinhos e suas historias, começou propriamente dita a degustação. O primeiro questionamento foi a respeito do terroir, seguindo para as safras, uvas, tempo de barrica e etc. Achei os vinhos com características diferentes, mais não consegui distinguir qual eram os vinhos e seus respectivos terroir. Exceto o único antigo do painel, que era um Domus Aurea 1997.



Vinhos degustados:

J.Bouchon Las Mercedes- Maule – 2006
ST 93

Sem dúvida o melhor custo benefício do painel, aromas de torrefação, bom corpo, com taninos macios e boa acidez.

Antyal – Maipo – 2007
ST 93+

Acredito ter sido o que agradou mais a todos. Muito elegante, aromas de ameixa, frutas vermelhas,gordo, aveludado com persistência longa.

Erasmo – Maule – 2006 ST 89

O mais contido de todos, não conseguiu mostrar suas qualidades diante dos outros.

Domus Aurea – Maipo – 2006
ST 95

O melhor na minha opinião, notas cítricas no nariz com boca macia, ótima acidez, e uma longa persistência.

Almaviva 2007 – Maipo – 2007
ST 91

Vinho que agradou a muitos, sou um grande admirador deste vinho, mais esta garrafa em prova não me convenceu da sua qualidade.

Laberinto – Maule – 2007
ST 94+

O vinho de maior caráter do painel, diferente em relação aos outros, com uma concentração incrível, muito macio. Acredito ser um vinho de longa guarda.

Domus Aurea – Maipo – 1997 ST 92

Este vinho como a maioria dos evoluídos, se mostrou prazeroso na minha opinião. Aromas de cedro, taninos ainda pegando, boa acidez e persistência. Foi questionado por enófilos participantes deste painel, sobre sua qualidade, que estava em uma descendente ou já passado. O comentário na mesa, foi que seu armazenamento no E.U.A foi de forma errada, assim o prejudicando sua qualidade.

Parabéns
Ariel Perez