Matéria publicada hoje, dia 17/05 – Coluna Vivendo a Vida – Jornal A Gazeta – Caderno Prazer & Cia

Após o projeto do Bicentenário Top Winemakers, lançada há três anos em comemoração aos 200 anos da independência do Chile, entra em cena uma nova proposta, o “5×20″, criado por Rafael Prieto, diretor da Top Winemakers, com a participação de dez renomadas vinícolas chilenas.

Uma equipe formada por cinco enólogos e cinco enólogas ficou responsável por elaborar dois vinhos (uma para cada time) de maneira independente. Cada membro de ambos os grupos contribuiu com 20% de cada um dos rótulos, ainda sem mesclar, conforme o estilo, região e o carvalho utilizado na safra 2010.

Durante dois meses, as equipes de winemakers realizaram provas para chegar a um acordo sobre o estilo de seu vinho final. Ambas tinham o mesmo objetivo: criar vinhos distintos, que dessem espaços para futuros projetos criativos na enologia chilena. O resultado reforça a imagem para o mundo e para a indústria vinícola, que o Chile é capaz de produzir vinhos com excelente qualidade.


O vinho das mulheres

O resultado, devido a sua base de Cabernet Sauvignon, foi um vinho aromático com mais estrutura, força e bastante longo e com grande potencial de envelhecimento. Com grande potencial de envelhecimento. Ideal para o paladar dos homens. Participaram desse projeto as enólogas Cecilia Guzmán (Viña Haras de Pirque), Irene Paiva (Viña Vistamar), Cecilia Torres (Viña Santa Rita), Ana María Cumsille (Viña Altair) e Macarena Morandé (Viña Costa Blanca).


O vinho dos homens

Com base na Syrah de clima frio, o rótulo desse grupo apresentou-se vivo, mais redondo e pronto, com ótima acidez e frescor. Feito para encantar as mulheres. A aposta era fazer um vinho com personalidade e boa concentração, que se identificasse com sua proposta aromática. Estiveram nesse projeto os enólogos Felipe Müller (Viña Tabalí), Francisco Baettig (Viña Errázuriz), Rafael Urrejola (Viña Undurraga), Marcelo Retamal (Viña De Martino) e Rafael Tirado (Viña Laberinto).

Se você aprecia um bom vinho chileno, imagine a qualidade desses exemplares. Eu adorei. Vale a pena provar dos dois, ao mesmo tempo, e perceber a diferença na taça. Pelo fato de as garrafas terem um preço alto, a dica é reunir um grupo de amigos e comprar em cotas. O kit com duas garrafas + cd está à venda no Carone por 700 reais.

Siga-me -> Facebook |Instagram |Twitter|Linkedin|Rádio CBN