Continuando a maratona de feiras e eventos na semana de vinhos mais importante do Brasil em São Paulo, o Blog Vivendo a Vida participou do mais uma vez do Encontro de Vinhos OFF.

O evento foi criado para aproveitar o fluxo de pessoas na cidade em virtude da ExpoVinis (considera a melhor da américa latina), e também para atender importadores que não tem condições de bancar, ou não tem interesse em uma feira maior.


O formato do Encontro de Vinhos é “Wine Tasting“. O raciocínio é simples. Funciona como um rodízio de vinho. Por um preço único, no qual recebe uma taça, é possível conhecer vários rótulos, entre espumantes, brancos, tintos, doces e, conversar pessoalmente com alguns produtores e ficar atento as novidades do mercado.

O evento sem sobra de dúvidas vem crescendo. Prova disso foi a mudança de local para Casa da Fazenda do Morumbi, um casarão histórico do século XIX, que conta com uma área externa bem ampla, cercada de muito verde e um salão climatizado. Um espaço bem agradável.


Um dos destaques do evento foi a realização em um espaço exclusivo aonde 11 vinícolas do primeiro escalão do Vêneto ligados ao Consorzio per la tutela dei vini Valpolicella, apresentaram seus vinhos… “Recioto, Amarone, Valpolicella e Valpolicella Ripasso. Um verdadeiro passeio pela Itália. Gostei muito, rs!


Outro grande destaque da feira foi ser apresentado por Alain Ingles a Sonia Denicol, uma mulher que faz um trabalho incrível, garimpando rótulos nacionais de pequenos produtores. Ela conduziu um espaço destinado ao projeto “Vinheteiros do Brasil“, onde provei vinhos de pequenos produtores brasileiros que ainda não conhecia. São vinhos diferenciados, alguns me surpreenderam de forma positiva na taça na taça. Faz parte daquele grupo de vinhos “ame-o ou deixe-o” (Era dos Ventos, Quinta da Figueira, Domínio Vicari…). Falarei com mais calma sobre o tema.


Na área externa um bistrô foi montado em parceria com a Voilà que serviu pequenos pratos para serem harmonizados, a preços especiais. Eu fui de polpetone!

Participei mais uma vez como avaliador do concurso Top Five da feira. O nível dos vinhos foi altíssimo, sem dúvidas o melhor painel de todos os encontros.

Segue abaixo a lista dos melhores vinhos do evento segundo os jurados, que foi dominada por AMARONES.

TOP FIVE – Encontro de Vinhos OFF 2013

1 – Antichello Amarone 2008 – Ravin Importadora
2 – Tinedo Cala n.2 – 2009 – Domno Importadora
3 – Amarone Scriani 2008 – sem importador
4 – Chilcas Cabernet Franc 2010 – Max Brands
5 – Amarone Tenuta Chiccheri 2007 – sem importador

Comentário final: Foi um prazer participar, rever amigos e trocar idéias sobre o mundo do vinho. É nítido perceber o crecimento qualitativo do evento, tando na qualidade do espaço, de participantes e na variedade de rótulos a prova. Parabéns Daniel e Beto. Muito suces$o para vocês!