Matéria publicada hoje, 19/04, no Caderno Prazer & Cia – Jornal A Gazeta

Diante da grande complexidade de informações para guardar e aprender no mundo do vinho, até mesmo os enófilos mais experientes se perdem no momento de comprar ou aprender sobre eles. Com isso, os aplicativos de consulta para tabletes ou smarthones, vem ganhando cada vez mais espaço. Basta entrar nas lojas da App ou Androide e verificar a grande variedade. São centenas de opções, que informam sobre varias características dos vinhos, como safras, pontuações, harmonizações, notas e muito mais. Sem falar na praticidade, a qualquer momento e qualquer lugar, podemos buscar e transmitir informações nas mídias sociais. Muitos deles são fontes confiáveis de conhecimento.

Até curso você já pode fazer via celular. Recentemente a Abril Educação, em parceria com a Vivo, lançou um serviço que promete revolucionar o ensino no Brasil, em especial o do vinho. A Edumobi, rede de ensino móvel, oferece cursos de diversos temas, e um deles é sobre nossa bebida predileta, sob a tutela do Marcelo Copello, diretor da BACO e do Simplesmente VINHO. Para se inscrever no curso de vinhos basta enviar de seu Vivo um SMS com a palavra VINHOS para o número 6069, ou acessar o site móvel m.edumobi.com.br/vinhos. Os dois primeiros dias são grátis, depois o custo é de R$ 2,99 por semana. 

Para ajudar você, enófilo, a navegar por esse “mundo virtual”, a coluna listou 10 bons aplicativos “grátis” para os amantes do vinho.  Espero que gostem destes aplicativos, quem tiver qualquer sugestão será muito bem-vinda, e publicada em uma futura matéria.

Lista de aplicativos

Hello Vino

Classificado como o melhor aplicativo de vinho pelo NY Times, NPR, Mashable, você só precisa informar ao app o que você está comendo, ou suas preferências, e ele vai te orientar sobre o vinho perfeito para sua refeição. Tirando uma foto do rótulo do vinho ele também vai lhe dar todos as informações “notas de degustação, classificações e muito mais”

Vivino Wine Scanner

Com uma base de dados com mais de 500.000 vinhos de 15.000 vinícolas em todo o mundo, o Vivino Wine Scanner é um dos mais interessantes aplicativos para os apaixonados no mundo do vinho. O seu funcionamento é muito simples, basta fotografar a garrafa e o aplicativo escaneia o rótulo e rapidamente mostra informações básicas como as uvas, pratos que se harmonizam com ele e a localização da vinícola, que pode ser vista num mapa, nota dada à bebida por outros usuários e sua posição em rankings. Há muitos vinhos chilenos e argentinos na base de dados, mas infelizmente não consta vinhos brasileiros. 

Wine Notes

Esse aplicativo é o melhor para você arquivar os seus vinhos degustados. Após fotografar o rótulo, você insere informações como produtor, região, país, uva e álcool. Ainda pode escolher entre os diferentes aromas, o nível de taninos,  acidez e o corpo e ainda dar uma nota pessoal de 0 a 10. 

Wine-Searcher

Disponibiliza de forma fácil os preços do vinho e lojas de vinho, onde quer que esteja. Seu banco de dados contempla uma lista com mais de 5.500 mil ofertas de vinho de 40.000 varejistas.

Wine Ratings +

Para quem gosta de consultar uma tabela de safra na hora da compra ou no momento de degustar um vinho, esse aplicativo da revista Wine Spectator é muito bom e prático. Principalmente porque existe referência de guarda, informando o momento certo para o seu consumo!

Guia Repsol

 Os vinhos espanhóis tem se tornado um porto seguro, apresentando uma ótima relação qualidade x preço. Esse app permite consulta a 1.450 vinhos espanhóis selecionados por especialistas, e informações sobre 655 mais importantes bodegas  espanholas. O aplicativo permite busca por diferentes tópicos: pontuação, região, safra e preços. A cada consulta é emitido um relatório, mostrando uma ficha com descrição resumida e as possíveis harmonizações. 

Descorchados

O mais completo guia de vinhos do Chile e da Argentina, o Descorchados de Patricio Tapia. O aplicativo permite consulta a 3.000 vinhos, informações como pontuação, preço, região, safra, noticias, dicas de harmonização e vídeos exclusivos com enólogos.

Wine Tag

A WineTag é uma rede social onde você pode trocar experiências, avaliar vinhos, seguir especialistas, ler dicas e artigos e conferir a opinião de milhares de pessoas para mais de 40 mil vinhos.

Enoblogs

Enoblogs é um portal que reúne e organiza o conteúdo publicado por inúmeras pessoas apaixonadas pelo vinho e pela gastronomia. Por lá, estão reunidos posts dos blogs sobre vinho em língua portuguesa no Brasil e no mundo, com o objetivo de multiplicar e promover a cultura do vinho.

Instagram

Para arquivar, compartilhar suas fotos de seus vinhos degustados, podendo trocar ideias sobre o assunto.

Saúde!

Siga-me -> Facebook |Instagram |Twitter|Linkedin|Rádio CBN