No começo da semana tive o prazer de reencontrar Ademir Brandelli, proprietário e enólogo da vinícola de garagem brasileira Don Laurindo, que pela primeira vez visitou a capital capixaba. Estive por duas vezes visitando a sua vinícola e fiquei impressionado com a qualidade de seus vinhos e mais com a longevidade de seus tintos. Confira aqui.


Fomos ao restaurante Cantina do Baco, colocamos o papo em dia e provamos alguns de seus vinhos. Para acompanhar uma bela seleção de frutos do mar (foto acima), Ademir abriu o Don Laurindo Reserva Chardonnay 2011 – 100% chardonnay – que já apresenta no rótulo a D.O (Denominação de Origem). O Vale dos Vinhedos foi a primeira região com classificação de Denominação de Origem (DO) de vinhos no país.

Na taça mostrou um amarelo brilhante, nariz com boa intensidade, jovem, com aromas frutados, abacaxi, pêssego, melão e um leve floral. O paladar é seco, boa acidez. Médio corpo, boa fruta e uma certa mineralidade. Um vinho leve, fresco, ideal para acompanhar nossos frutos do mar. Preço adequado a sua qualidade. Para ser consumido jovem. – 12% – Nota: 86/100 – R$ 48,00