A vinícola Casa Valduga vem se especializando nos últimos anos na produção de espumantes de comprovada qualidade. A linha começa com os mais leves e frutados, como o Arte (12 meses), o premiado 130, seguindo para um estilo mais complexo com o Reserva (25 meses) e também o Gran Reserva (60 meses).

O espumante que falo hoje da vinícola é o Casa Valduga Reserva Brut 2009, elaborado com 70% da casta Chardonnay e 30% de Pinot Noir. Como podem observar no rótulo, existe o numero “25“, que significa a quantidade de meses em que o vinho fica
em contato com as leveduras antes do dégorgement. Quanto mais tempo, mais complexo fica. Existem também “12” e “60“, como comentado acima. Foi uma maneira que a vinícola encontrou para diferenciar seus produtos quanto ao preço e ao nível de qualidade. Ficando assim mais claro para o consumidor.

Avaliação Pessoal:
ST (91)
– 13,5% – R$ 48,00 – Vale dos Vinhedos – Brasil

  • Visual amarelo dourado de média intensidade, perlage fino e persistente com belo colar de espumas. Aroma complexo, frutas (damasco), notas de brioches, amêndoas e um leve tostado. Paladar com boa cremosidade, estruturado e uma excelente acidez. Equilibrado. Final longo. Excelente!

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook