Louis Latour é uma empresa familiar de grande tradição no qual se dedica à viticultura desde o século XVIII (antes mesmo da fundação da vinícola) em 1797. Suas uvas vêm de vinhedos próprios, cerca de 50 hectares, do Domaine Louis Latour e são vinificadas na adega histórica construída em 1834 no Château Corton Grancey, em Aloxe-Corton. A primeira e mais antiga adega em funcionamento na França.

Os vinhos degustados são elaborados com uvas Pinot Noir da comuna de Chassagne-Montrachet, no sul da Côte de Beaune. As uvas são fermentadas nos tradicionais tonéis de carvalho, aonde amadurece por 12 meses em barricas de carvalho francês.

Louis Latour Chassagne-Montrachet Rouge 2002 – 13,5%. – ST (91)

Fruta Já apresentando sinais de evolução, com notas terrosas, cogumelos, fumo, e especiarias. Boca delicada, com taninos macios, ótima acidez e persistência média. Ótima fase, com fruta ainda presente, dividindo espaço com notas terciárias.

Louis Latour Chassagne-Montrachet Rouge 2007 – 13,5% – R$ 198,00 – Ville du Vin – ST (90)

Fruta viva, um pouco primária quando comparada à do 2002, mas com o mesmo DNA. Boca equilibrada, com taninos finos, boa acidez e persistência média. Pode ser degustado agora gerando prazer, mas alguns anos de adega ficará ainda mais interessante, a exemplo do irmão mais velho.

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook