Os destaques do ano entre as vinícolas brasileiras foram divulgados pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) na noite de terça-feira (11) na Estação Bangalô, em Bento Gonçalves (RS). No mercado interno, as vinícolas participantes do projeto Vinhos do Brasil escolheram Júlio César Kunz, da Dunamis Vinhos e Vinhedos, como profissional destaque do ano. A Dunamis ainda foi eleita a empresa do ano na categoria pequeno porte. A Dal Pizzol foi escolhida entre as vinícolas de médio porte e a Miolo, pelo segundo ano consecutivo, foi a melhor entre as de grande porte. A Dal Pizzol foi destaque também na categoria Projeto Imagem pela recepção aos jornalistas convidados pelo Ibravin este ano. O conselheiro com maior participação nas reuniões do Conselho Deliberativo do Ibravin em 2012 foi Gilberto Pedrucci, do Sindivinho-RS. Todos foram premiados com o troféu Saca-rolhas. Cerca de 170 representantes e lideranças do setor vitivinícola estiveram presentes. 


Andreia Gentilini Milan (Wines of Brasil), Diego Bertolini (Ibravin) e Mateus Masiero (Marketing)

No mercado externo, pelo projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Miolo ganhou, pelo quarto ano consecutivo, na categoria maior valor exportado e maior número de países, obtendo um crescimento de 17% nas vendas de vinhos e espumantes para 21 países. O maior crescimento nas vendas ao exterior foi obtido novamente pela Salton, com acréscimo de 610% nos seus resultados de 2012, na comparação com 2011. A Aurora foi a vinícola que mais participou das ações realizadas pelo Wines of Brasil este ano. O destaque no Projeto Primeira Exportação (PPE) foi para a Vinícola Kranz, de Santa Catarina. O profissional destaque do ano foi Rosana Pasini, da Aurora, que, pela primeira vez, foi eleita nesta categoria. A Aurora ainda recebeu o troféu Saca-rolhas por ter sido a empresa que mais participou das ações do Projeto Suco de Uva 100%.

 

Juliana Zancan, Orestes de Andrade Jr e Morgana Miolo

O gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini, destacou o incremento das ações de promoção comercial realizadas nos mercados interno e externo, alcançando um total de 249 iniciativas. “A participação em 14 feiras no Brasil e exterior geraram uma prospecção de negócios no valor de R$ 6 milhões”, disse ele. O Circuito Brasileiro de Degustação chegou a sete capitais brasileiras este ano, envolvendo 28 vinícolas e atraindo 4.200 pessoas. Foram realizadas 11 edições do Projeto Comprador, com a vinda de 63 empresários para negociar diretamente com 26 vinícolas brasileiras. Dentro do Projeto Imagem foram feitas 32 edições, com a presença de 29 vinícolas que receberam 71 formadores de opinião, 51 jornalistas nacionais e internacionais e 210 sommeliers brasileiros. A Escola Vinhos do Brasil, criada para treinar garçons,sommeliers e maitres da Serra Gaúcha, capacitou 177 profissionais de 37 restaurantes em cinco municípios.

Maurício Roloff, Fabiano Maciel (Miolo) e Juliana Zancan (Miolo)

O grande destaque do ano foi o Projeto Carnaval, que culminou com o título em Porto Alegre da escola de samba Estado Maior da Restinga, com o tema “Da Mitologia a Realidade, a Tinga de Taça na Mão, Vinhos do Brasil: sinônimo de qualidade, saúde, prazer e prosperidade”. Foram vendidas 900 taças de espumantes nas arquibancadas do Sambódromo de Porto Alegre e 1.200 pessoas passaram pelo camarote Vinhos do Brasil.

 

Morgana Forti e Dirceu Scottá

A gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan, informou que foram promovidas oito master class (palestra com degustação) de vinhos brasileiros em quatro países este ano, tendo a participação de 300 jornalistas, sommeliers e compradores internacionais. Ao todo, 14 empresas integrantes do Wines of Brasil estiveram presentes nestes eventos. Foram realizadas 32 degustações em 12 países com 30 empresas envolvidas. “Temos muito a comemorar, pois o vinho brasileiro ganho mais espaço no país e no mundo”, comentou Andreia. A base de usuários das redes sociais mantidas pelo Ibravin sobre os vinhos brasileiros duplicou este ano. Ainda foram realizados seminários de capacitação e missões técnicas para aprimorar o conhecimento das empresas e buscar novidades.

 

Vagner Montemaggiore da Salton recebe prêmio de Ana Paula Kleinowski

Iassanã dos Santos, Angélica Zepka (Dunamis) e Manuela Oltramari (Dunamis)

Veja os destaques de 2012

Destaque do Projeto Imagem 2012: Vinhos do Brasil

Dal Pizzol 
2) Destaque Empresa de Pequeno Porte 2012: Dunamis
3) Destaque Empresa de Médio Porte 2012: Dal Pizzol
4) Destaque Empresa de Grande Porte 2012: Miolo Wine Group 
5) Profissional destaque de 2012: Júlio César Kunz (Dunamis Vinhos e Vinhedos)
6) Conselheiro com maior participação nas reuniões do Conselho Deliberativo do Ibravin em 2012: Gilberto Pedrucci (Sindivinho-RS)

Wines of Brasil

Maior valor exportado: Miolo Wine Group
2) Maior crescimento em exportação em 2012: Salton
3) Maior participação em ações do projeto em 2012: Aurora
4) Destaque PPE (Projeto Primeira Exportação): Kranz 
5) Profissional Destaque 2011: Rosana Pasini (Aurora)

Suco de uva

Maior participação em ações do projeto em 2012: Aurora

Crédito das fotos em anexo: Gilmar Gomes / Especial / Ibravin 

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook