No dia 28 de setembro tive a oportunidade de conhecer vários rótulos brasileiros no CIC (Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves), evento intitulado “Volta ao Brasil Vitivinícola em sessenta minutos“. Por lá apesar do tempo curto pude provar com atenção cerca de 10 rótulos, no qual o Pizzato Fausto Verve Gran Reserva 2009 (13,5%) foi um dos destaques.

VERVE em latim significa imaginação que estimula o poeta, o orador, o artista; graça, vivacidade de espírito. O vinho é um blend de uvas Cabernet Sauvignon, Tannat e Merlot. Amadureceu por 12 meses em barris de carvalho francês novos e usados.

Fausto é uma referência à localidade, na Serra Gaúcha, onde são cultivadas as uvas. São 16 hectares, localizado em DOUTOR FAUSTO de Castro, Dois Lajeados (RS), ainda na Serra Gaúcha, a 50 km da sede da empresa no Vale dos Vinhedos.

A vinícola Pizzato fica localizada no Vale dos Vinhedos (RS), teve seu início em 1880, de Antonio Pizzato, originário da região italiana de Vicenza, no Vêneto. Depois, o negócio foi tocado pelo filho Giovanni, avô de Plínio Pizzato. Foi ele o responsável por instalar a empresa, desde o final da década de 1960, no Vale dos Vinhedos, e por produzir vinhos comercialmente. Em 1998, os filhos Flavio, Flávia, Jane e Ivo, começaram a criar os rótulos finos da Pizzato.

Avaliação Pessoal: ST (90) – Pizzato Fausto Verve Gran Reserva 2009 (13,5%) – R$ 50,00 na vinícola – – Enólogo Flavio Pizzato

Visual rubi denso, aromas intensos de frutas escuras, ameixas, alcaçuz, especiarias, nota de café e carvalho tostado. Paladar é seco, macio, boa acidez, equilibrada com o teor de álcool, bom corpo, frutado, com taninos presentes e uma boa persistência. Um belo tinto nacional, “equilibrado”, me agradou bastante.

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook