Duas degustações reunindo 12 dos melhores rótulos nacionais aguardam os participantes do Circuito Brasileiro de Degustação, que volta a São Paulo nesta segunda-feira (17). O publisher da revista Adega, Christian Burgos, conduzirá, às 17h, a prova “Abre-alas – rótulos para abrir a sua adega aos vinhos brasileiros”. O Perini fortificado Éden será apreciado em primeira mão, ao lado de rótulos já aclamados como o Castas Portuguesas da Miolo, o espumante Gran Reserva 60 meses da Valduga e o Chardonnay da Luiz Argenta. Entre as novidades, o Antônio Dias Tannat e o Pinot Noir da safra 2012 da Dal Pizzol. “Vamos ter novidades, rótulos consagrados e ainda a oportunidade de falar da última safra, considerada de ótima qualidade”, comenta Christian Burgos.

Mais tarde, às 19h, Horst Kissmann, editor de vinhos da revista Prazeres da Mesa, apresentará a degustação “Em cartaz na sua adega”, com seis destaques entre os mais de 30 vinhos brasileiros lançados em 2012. Recentemente, a Prazeres da Mesa realizou uma prova às cegas de 26 lançamentos do ano exclusivamente de vinhos brasileiros. O espumante Salton Gerações, o Vinhas Velhas Tannat da Miolo e o Raízes da Valduga estarão presentes nesta degustação, além do Viapiana Chardonnay Expressões, do Pizzato Verve e do Perini Fração Única Merlot. “É uma pequena mas representativa amostra do que melhor saiu das caves brasileiras este ano”, observa Horst Kissmann. 

Ainda é possível se inscrever para o circuito e para as degustações temáticas pelo e-mail . O evento é gratuito e ocorre no Espaço GAP (Av. Professor Fonseca Rodrigues, 255, Pinheiros) das 16h às 21h. Até as 19h, a entrada é reservada a profissionais (proprietários e bares e restaurantes, sommeliers, chefs de cozinha, garçons, entre outros). Depois deste horário, o circuito será aberto aos consumidores. 

Ao chegar ao circuito, o visitante receberá uma taça e poderá iniciar o percurso pelas mesas das 21 vinícolas, a grande maioria pequenas empresas: Antonio Dias, Aurora, Campestre, Casa Valduga, Casa Venturini, Cave Marson, Dal Pizzol, Dom Cândido, Domno do Brasil, Don Giovanni, Don Laurindo, Dunamis, Lidio Carraro, Luiz Argenta, Miolo Wine Group, Perini, Pizzato, Salton, Sozo, Viapiana e Vinibrasil. Ao todo, serão mais de 120 rótulos brasileiros de vinhos, espumantes e suco de uva 100%. 

O Circuito Brasileiro de Degustação é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), com patrocínio do Sebrae e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e apoio da Oxford Crystal. “É a melhor oportunidade que os profissionais e os consumidores têm para conferir as novidades da produção brasileira de vinhos”, afirma o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. “São Paulo é o principal mercado para vinho no Brasil. As vinícolas brasileiras irão mostrar suas novidades para atender a crescente demanda pelos rótulos nacionais na capital paulista”, comenta. A expectativa é receber de 350 a 400 pessoas.

Além de atrair enófilos e amantes do vinho, o circuito procura colocar potenciais compradores frente a frente com os produtores. “Graças à parceria com a Abrasel, os proprietários dos melhores restaurantes de São Paulo poderão conversar sem intermediários com as vinícolas, conhecendo seus lançamentos e buscando novas oportunidades de negócios”, salienta Bertolini. 

A palestra das 17h é reservada só a profissionais. A das 19h é para profissionais e consumidores.

Jornalistas devem pedir credenciamento prévio para este e-mail – . Há cinco vagas em cada palestra reservada para a imprensa.

Há 30 vagas para cada palestra e os interessados devem confirmar interesse pelo e-mail .

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook