Duas degustações imperdíveis serão realizadas no Circuito Brasileiro de Degustação, que ocorre nesta quinta-feira (13), em Porto Alegre. A degustação “Guarda nacional” reunirá quatro rótulos – o mais novo com 12 anos de vida (Pizzato Cabernet Sauvignon Reserva, safra 2000) e os mais antigos com 22 e 21 anos de garrafa (Don Giovanni Cabernet Franc safra 1990, e o Dal Pizzol Merlot safra 1991). O Don Laurindo Reserva Mertot 1999 completa a seleção de vinhos brasileiros longevos que serão apreciados por 30 pessoas. A condução será do jornalista e sommelier internacional Irineu Guarnier Filho. A outra degustação “Ícones do Brasil” terá seis exemplares dos melhores vinhos nacionais reunidos em uma prova inédita. O jornalista Carlos Pires de Miranda apresentará os rótulos Lote 43, (Miolo), Salton Talento (Salton), Perini 4 (Perini), Comemorativo 80 anos (Don Laurindo), Singular Nebbiolo (Lidio Carraro) e Vinha Maria Reserva Selecionada (Rio Sol). 

Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho, que promove o Circuito Brasileiro de Degustação em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), foram recebidas 750 inscrições prévias. Não há mais vagas para consumidores, que só podem se inscrever para a lista de espera. Ainda restam poucas vagas para profissionais (proprietários e bares e restaurantes, sommeliers, chefs de cozinha, garçons, entre outros). O evento é gratuito, das 16h às 21h, no Salão Nobre da Catedral Metropolitana (Rua Duque de Caxias, 1047). Até as 19h, o evento é reservado a profissionais. Depois deste horário, o Circuito será aberto aos consumidores que já se inscreveram pelo e-mail . O patrocínio do evento é do Sebrae e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Oxford Crystal.

Diversidade

Ao chegar ao circuito, o visitante receberá uma taça e poderá iniciar o percurso pelas mesas das 21 vinícolas, a grande maioria pequenas empresas: Antonio Dias, Aurora, Campestre, Casa Valduga, Casa Venturini, Cave Marson, Dal Pizzol, Dom Cândido, Domno do Brasil, Don Giovanni, Don Laurindo, Dunamis, Lidio Carraro, Luiz Argenta, Miolo Wine Group, Perini, Pizzato, Salton, Sozo, Viapiana e Vinibrasil. Ao todo, serão mais de 120 rótulos brasileiros de vinhos, espumantes e suco de uva 100%. “É a melhor oportunidade que os profissionais e os consumidores têm para conferir as novidades da produção brasileira de vinhos”, afirma o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. 

Além de atrair enófilos e amantes do vinho, o Circuito procura colocar potenciais compradores frente a frente com os produtores. “Graças à parceria com a Abrasel, os proprietários dos melhores restaurantes de Porto Alegre poderão conversar sem intermediários com as vinícolas, conhecendo seus lançamentos e buscando novas oportunidades de negócios”, salienta Bertolini.

EM TEMPO: 

- A palestra das 17h é reservada só a profissionais.

- Jornalistas devem pedir credenciamento prévio para este e-mail – . Há 3 vagas em cada palestra reservada para a imprensa.

- Há 30 vagas para cada palestras e os interessados devem confirmar interesse pelo e-mail.

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook