Para quem ainda não sabe, no Brasil, a safra 2012 foi considerada uma das melhores de todos os tempos, favorecida pelo clima seco e ensolarado, gerando uvas sadias, com maior concentração, resultando em vinhos de maior qualidade, concentrados, complexos e possivelmente longevos.

Esta semana ao fazer compras em um supermercado local fiquei curioso ao me deparar com esta garrafa de Casa Valduga Leopoldina Chardonnay2012” (Vale dos Vinhedos) e decidi levar para escoltar um risoto de camarão com raspas de limão siciliano.

A menção “Leopoldina” na garrafa se refere ao período Imperial, com a chegada do primeiro descendente Valduga no Brasil, tendo a monarquia batizado a região do Vale dos Vinhedos com o nome da Princesa Leopoldina. Localizada nesta mesma região, a vinícola Casa Valduga homenageou em 1972 seu primeiro vinho rotulado com o nome da Princesa. Passados 40 anos, a vinícola decidiu novamente homenagear, porém não apenas a Princesa, mas a todo o período de luta dos primeiros imigrantes.

Avaliação Pessoal: ST (87) – Brasil – Vale dos Vinhedos – Chardonnay – 13% – R$ 41,00 – Onde encontrar em Vitória: Supermercados Carone

  • Na taça o vinho mostrou um visual clarinho, translucido e brilhante. O nariz muito fresco com notas de frutas, tropicais, de arvore e cítricas, sendo pêra a mais destacada. O paladar apresentou corpo leve, acidez (frescor) marcante e equilibrada. O retrogosto confirma as notas do nariz, com final de média persistência. Foi muito boa companhia para o risoto.

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook