Os vinhos espumantes de Champagne elaborados exclusivamente com uvas brancas “Chardonnay” são chamados de Blanc de Blancs, branco de brancas.

A denominação de Champagne se divide em 5 áreas de produção principais (Reims, Marne, Côte des Blanc, Côte de Sézanne e Côte des Bar), cada qual vinculada a uma das 3 maiores cepas: Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay. Grande parte do Champagne é feito de 3 uvas de diferentes Crus e Villages e em diversas proporções.

São classificados segundo a qualidade pelo sistema Échelle des Crus (escala de vinhedos). As 301 vilas de denominação estão listadas, os 17 grands crus com pontuação 100%, os 43 premiers crus variando de 90 a 99%, e o resto de nível inferior entre 80 e 89%.

A Cattier está situada em Chigny Les Roses, uma vila charmosa no coração do prestigioso Terroir” de Montagne de Reims. A Bodega Cattier é uma empresa familiar e independente. Seus vinhedos se estendem por mais de 20 hectares e são em sua maioria classificados “Premier Cru“. Os vinhedos existem desde 1763, mas foi em 1918 começaram a elaborar seu próprio Champagne e distribuí-los sob a marca “Cattier“.

Avaliação Pessoal: ST (91) – Foi Top Five no Vitória ExpoVinhos 2012

Visual amarelo de média intensidade, com bolhas minúsculas e numerosas; perlage intenso e persistente. Nariz com notas tradicionais de brioche, fermento, frutas brancas, cítricas, com toques florais e empireumáticos.
O paladar apresenta corpo médio, excelente acidez, mousse fina e abundante. Equilibrado e macio porém com discreto amargor. Persistência aromática longa, com retrogosto de brioche, frutas cítricas e frutas secas. 

Champagne Cattier Blanc de Blancs – Chardonnay – 12,5% – Reims/Montage de Reims -  Interfood – R$ 237,90

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook