Durante dois dias, 20 e 21 de junho, Vitória se tornou a capital mundial do vinho. Diversos enólogos, importadores, enófilos e sommeliers estiveram na cidade para participar do Vitória ExpoVinhos 2012, evento consagrado, que está em sua 4º edição.

Uma dessas personalidades circulando pela cidade, foi a enóloga e produtora portuguesa de vinhos da região das Beiras (Bairrada), Filipa Pato. Para marcar essa passagem, a importadora Porto a Porto representada no estado por Tereza Cristina e Marcia Lopes, promoveram no inicio da semana um Wine Dinner com o intuito de divulgar seus vinhos para um grupo de jornalistas, que aconteceu na loja Ville du Vin.

Com o conceito que o vinho é uma questão de origem, a enóloga procura demonstrar forte identidade com o local onde são produzidas as uvas, isto adaptado ao consumidor internacional. “Não quero ter um vinho que se confunda com outro do Novo Mundo, por exemplo”, diz Filipa.

Realmente na taça os vinhos se mostraram muito autênticos, uma fruta muito limpa, “vinho sem máscara“. Provamos três, Espumante 3B rosé, elaborado com as uvas baga e bical, que mostrou notas agradáveis de frutas vermelhas (Morango), com acidez muito refrescante. O branco, Ensaios, é um corte de Arinto e Bical, aroma bastante mineral com notas de lima característica da casta Arinto e a cremosidade típica acrescentada pelo Bical. Bom corpo, boa acidez, confirmando a mineralidade no paladar. Para fechar um tinto, Lokal Calcário, elaborado com a Baga, uma uva difícil de ser trabalhada. Mas, Filipa conseguiu domar com maestria esse vinho, dando mais maciez, não abrindo mão da característica de ser um vinho gastronômico e mais austero.

Uma grande novidade, divulgada no almoço por Filipa Pato, que vai elaborar de um vinho fortificado com a uva baga, um feito inédito, vamos aguardar.

A sequência inicia com uma entrada de peras assadas, mix de frutas vermelhas, chip de parma e nozes caramelizadas, com espumante brut e o branco.

Após a salada, é a vez do risoto de cinco cogumelos e tournedor de mignon, acompanhado pelo tinto Lokal Calcario.

Para fechar, uma sobremesa deliciosa. Frutas da estação assadas, sobre morangos macerados em vinho do porto, sorvete de creme e mel de flores.

Os anfitriões: Marcia Lopes, Filipa Pato, Teresa Cristina e o Flávio Suplici Bin

Os convidados: Os jornalistas André Andrès, Renata Rasseli, Evelize Clamon, Eduardo Caliman, Gabriel Lordello e Silvestre Tavares.

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook