No já tradicional encontro de sábado com amigos, pude conhecer na taça a safra 2007 do Cava Cristalino Brut Nature Vintage, um dos mais premiados do mundo.

Cava é o termo oficial para o vinho espumante de método tradicional, produzido predominantemente em Penedès, embora existam alguns poucos produtores no resto da Espanha.

Existem duas razões para a sensacional explosão do Cava: em primeiro lugar é um vinho de qualidade produzido pelo mesmo método tradicional usado para fazer o Champagne, em segundo lugar oferece uma ótima relação custo beneficio. Mas não pense que o Cava é um Champagne barato ou de segunda classe, ele tem um caráter distinto e próprio.

O vinho tradicional é uma corte de três castas de uvas nativas, a Parellada, que dá uma textura cremosa e peso, a Xare-lo, que confere complexidade e o Viura, chamada localmente de Macabeo, que dá uma acidez refrescante. Além disso, o uso da Chardonnay está ganhando popularidade por sua elegância. Porém, essa prática, está despertando polêmicas na região, com a alegação de que estaria estragando a sua identidade.

O cava normalmente é ultrasseco, com sabores de frutas suaves. O Gran Reserva, que é maturado nas caves das vinícolas por cerca de três anos, tem uma complexidade ainda maior, o caso do que degustei hoje.

Avaliação Pessoal: ST (87)

Visual amarelo dourado brilhante, com bolhas pequenas de média persistência. No nariz mostrou aromas de frutas brancas, levedura (fermento), com toques tostados. Paladar leve, acidez destacada e mousse de média qualidade. Persistência aromática média. Discreto amargor final; retro-olfato de frutas brancas, frutas secas e fermento.

Espanha – Penedés – Barcelona – 40% Chardonnay, 25% Macabeo, 20% Parellada ,15% Xarel – lo – R$ 60,00

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook